Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Juca Kfouri

Coração vascorintiano

Haja vascularização, autocontrole, haja paixão. Quem soltará o grito de campeão?

O CORAÇÃO que tem batido mais do que apanhado recentemente nem por isso se cansa de sofrer, porque a vitória fácil acostuma mal e perde o valor.

E a decisão do Brasileirão, neste domingo, apontará um pentacampeão indiscutível e limpo, desde que não haja nenhuma lambança de arbitragem nem no Pacaembu nem no Engenhão.

Porque vem de berço, o coração da coluna quer comemorar com a nação corintiana, embora reconheça também razões afetivas para aplaudir o que é menos provável, o título cruzmaltino.

Sim, esta será uma conquista que terá muito a ver com o emocional e com o racional. E dos dois lados. Porque se aos paulistas restou o desafio de segurar a ansiedade e manter o equilíbrio diante da façanha que depende de um empate, aos cariocas falta completar a declaração de afeto irrestrito ao seu treinador convalescente.

E se os corintianos jogaram este campeonato permanentemente com régua e compasso, raramente com sobras, e algumas vezes até deixando faltar, os vascaínos tiveram cabeça para se superar quando nada permitia crer que fosse possível, apesar da recente e desgastante derrota na Copa Sul-Americana.

O Corinthians é melhor tecnicamente e mais forte espiritualmente que o Palmeiras

de hoje. Não tem motivo

algum para temê-lo, só para respeitá-lo.

A busca da taça vitamina muito mais que a galhofa do espírito de porco, embora, é óbvio, a gozação faça parte inseparável do futebol.

O Vasco é ainda bem mais vigoroso, embora cansado, que o Flamengo -que hoje terá a maior torcida de seus mais de cem anos de vida, porque com todos os corintianos a engrossar a corrente rubro-

-negra, a número um do país.

Se Tite teve o mérito de trazer até aqui um time médio, o Vasco tem na dupla Cristovão/Gomes uma motivação que a Gávea desconhece, porque o sentimento em São Januário é verdadeiro, não demagógico ou de autoajuda.

Enfim, qualquer um que seja o campeão terá muito do que se orgulhar.

Mas, para o Vasco, é um prêmio extra, enquanto que para o Corinthians parece obrigação.

Porque o Vasco já conheceu o céu em 2011.

E o Corinthians, o inferno do Tolima.

Se bem que o gol de Adriano contra o Galo,

assim como o de Ruço, contra o Fluminense,

nas semifinais do Brasileirão de 1976, no Maracanã dividido pela Fiel, tenha valido a emoção de uma taça.

blogdojuca@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.