Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com Alonso como companheiro, Massa teve seu pior desempenho

F-1
Desde 2010, brasileiro chegou à frente do parceiro de equipe em apenas 15% das corridas

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A CINGAPURA

A inconstância de resultados de Felipe Massa foi a justificativa da Ferrari para a dispensa do piloto brasileiro no começo da semana passada.

E os números respaldam a decisão do time de Maranello.

Desde que se tornou titular da equipe, em 2006, Massa dividiu a garagem com três companheiros diferentes: Michael Schumacher, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. E foi apenas ao lado do último que seu desempenho foi muito inferior ao do parceiro.

Em seu primeiro ano na Ferrari, quando foi companheiro do heptacampeão, Massa largou na frente dele em 28% das corridas que disputaram juntos. E completou 30% das provas dessa forma.

Com Raikkonen, nas três temporadas seguintes, Massa teve números melhores que os do finlandês. Classificou- -se na frente em 57% das 44 corridas que fizeram como companheiros e chegou em melhor posição que o campeão de 2007 em 55% dos GPs.

A chegada de Alonso, no início de 2010, coincidiu com uma queda drástica no rendimento do piloto brasileiro.

Até antes do GP de Cingapura, cuja definição do grid de largada acontece hoje, a partir das 10h (de Brasília), os dois fizeram 70 corridas como parceiros de Ferrari. Destas, Massa foi melhor que Alonso em apenas 20% das classificações. Em corridas, o número é ainda menor. Em somente 15% o brasileiro chegou à frente do bicampeão.

A última vez que Massa completou uma corrida na frente do espanhol sem que ele tenha abandonado a prova foi no GP da China de 2011. De lá para cá, foram 63 corridas --em apenas quatro o brasileiro marcou mais pontos. Nas quatro ocasiões, porém, Alonso não terminou os GPs.

"Muitas coisas aconteceram neste período. Teve um ano em que não me encontrava com os pneus, não conseguia fazer eles funcionarem", disse Massa em Cingapura.

"No ano passado, na primeira metade do campeonato, realmente faltou resultado, mas na segunda parte eu fui bem e, se eu não tivesse tido que ajudar o Fernando em algumas corridas, teria marcado mais pontos que ele."

De acordo com o brasileiro, que é o sétimo colocado no Mundial, com 79 pontos, neste ano seus resultados melhoraram. Alonso ocupa a segunda colocação no campeonato, com 169 pontos.

"Tive alguns problemas, como pneus que estouraram, suspensões quebradas, mas em termos de performance eu acho que estou melhor. Por isso quero continuar na F-1 e acho que ainda tenho muito a mostrar", completou.

NA TV
Treino de classificação para o GP de Cingapura
10h Globo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página