Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Del Nero admite reduzir tamanho do Paulista-2014

CALENDÁRIO
Federações carioca, gaúcha e mineira já cederam a atletas

LEANDRO COLON ENVIADO ESPECIAL A ZURIQUE

O presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, admitiu ontem alterar o calendário do Campeonato Paulista para atender à reivindicação dos jogadores de ter 30 dias de férias entre dezembro e janeiro.

"Temos que arrumar um jeito para isso. Poderá ser feito, nada impede", disse o cartola à Folha, em Zurique, onde participa da reunião do Comitê Executivo da Fifa.

Foi a primeira vez que o dirigente se manifestou sobre o tema depois que um grupo de atletas criou um movimento chamado Bom Senso F.C. para reivindicar uma série de mudanças no futebol brasileiro, como diminuição do calendário e punição aos clubes que devem a jogadores.

Paulo André (Corinthians), Rogério (São Paulo) e Alex (Coritiba) estão entre os líderes do grupo, que conta com o apoio de 300 jogadores.

"Se tiverem ideias boas, temos que respeitar, ouvir é bom. É importante que todos sejam ouvidos", afirmou.

De acordo com o calendário inicial da CBF, os Estaduais do ano que vem, incluindo o Paulista, devem começar em 12 de janeiro, sem tempo para pré-temporada.

Algumas federações, como as de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, já cederam e anunciaram a abertura para 19 de janeiro.

Nesta semana, os jogadores formalizaram um pedido de audiência com a CBF, na qual querem discutir cinco pontos: calendário, férias, pré-temporada, fair play financeiro e presença de atletas nas entidades.

Marco Polo Del Nero admite que o campeonato em São Paulo pode seguir o mesmo calendário, mas diz que reduzir jogos do Paulista é tarefa mais difícil do que em outros Estados, porque há 20 clubes na primeira divisão.

O presidente da federação afirmou ainda que a redução do número de jogos no Paulistão, como querem os atletas, pode afetar a situação financeira dos clubes e, consequentemente, dos jogadores.

Ou seja, ele sinaliza um discurso de que aceita discutir as mudanças, mas quer que todos, dirigentes de clubes e jogadores, assumam com a federação as consequências de uma eventual mudança no calendário.

"Isso precisa ser bem discutido porque é dinheiro que entra para os clubes", disse.

Apesar do discurso em tom pacífico, o cartola alfinetou o movimento Bom Senso F.C. ao frisar que o canal correto para debater o tema com clubes e federações seria por meio do sindicato dos atletas.

"Os jogadores têm um canal para utilizar, uma entidade de representação. Seria bem melhor", disse Del Nero.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página