Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bom Senso quer Estaduais só com sete datas em 2015

CALENDÁRIO Proposta será apresentada à TV; pequenos jogariam mais no ano

BERNARDO ITRI DO PAINEL FC MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

Uma das propostas de calendário do futebol brasileiro para 2015, formulada pelo jogadores que participam do Bom Senso F.C., transformaria os Estaduais em torneios curtos, com apenas sete datas, em formato de disputa igual ao da Copa do Mundo.

Enxugar essas competições locais seria a forma de ter na temporada no máximo 72 jogos, número considerado ideal pelo movimento dos atletas que pede melhorias no futebol. Haveria menos semanas com duas partidas, e as datas Fifa, quando há jogos de seleções, não seriam preenchidas com jogos de clubes brasileiros, algo que o calendário que a CBF imagina para 2015 não prevê.

Em 2014, um clube no Brasil entrará em campo 83 vezes se chegar às finais de todas as competições --como comparação, na Alemanha uma equipe atua no máximo 55 vezes em uma temporada.

O modelo do Bom Senso não mexeria no formato atual das Séries A e B do Brasileiro --disputadas por 20 clubes em formato de pontos corridos--, mas colocaria nas Série C e D os demais times profissionais do Brasil.

Dessa maneira, todos os clubes do país que disputam torneios, aproximadamente 650 em levantamento feito pelo Bom Senso, teriam atividade por dez meses do ano.

Em 2013, a CBF organizou as quatro séries com 99 clubes. Os demais tiveram que jogar torneios regionais deficitários ou simplesmente ficar parados durante quase todo o segundo semestre.

A Copa do Brasil seria disputada no ano todo, por todos os mais de 650 times, com os menores disputando as etapas eliminatórias preliminares e os maiores entrando apenas nas fases finais --modelo que é adotado por ligas como a inglesa, por exemplo.

O Bom Senso ainda não tem o projeto de calendário totalmente fechado porque procura um argumento que prove aos clubes que o dinheiro que perderiam com menos jogos nos Estaduais poderia ser recuperado no restante da temporada.

Uma das estratégias será apresentar o modelo diretamente à TV Globo, que detém os direitos de transmissão do futebol no Brasil. A Folha apurou que o grupo avalia que, se a Globo entender que há viabilidade econômica na proposta e apoiá-la, a CBF terá que ceder.

COPAS ESTADUAIS

Reduzir muito os Estaduais é um dos embates entre o Bom Senso e a CBF, que é contra. Vice da entidade e presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero já disse que o Estadual de São Paulo não pode ser disputado com menos de 19 datas, número que será usado em 2014.

No projeto que está sendo elaborado pelo Bom Senso, os Estaduais seriam parte da pré-temporada dos clubes, que poderiam usar os sete jogos para entrosar novos contratados, por exemplo.

Jogadas em sedes fixas (cidades do interior), as "Copas Estaduais" teriam 32 times, divididos em oito grupos, classificando dois de cada para as oitavas de final, seguindo com mata-matas até a final --sete datas no total.

Nos Estados com menos de 32 times por exemplo, a proposta seria convidar equipes amadoras para participar da competição, como acontece em ligas europeias.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página