Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem TV, liga abandona final única

BASQUETE
Decisão do Nacional feminino ocorrerá em melhor de três

DANIEL BRITO
MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

A segunda edição da LBF (Liga de Basquete Feminino) começa hoje com uma alteração na fórmula que vai na contramão do campeonato masculino (NBB) e das Superligas de vôlei, que sofrem com exigências da TV aberta.

O campeão da LBF será definido após uma série melhor de três confrontos e não mais em jogo único, como ocorreu na temporada 2010/2011 e ocorre no Nacional masculino e nos torneios de vôlei.

Como o basquete feminino não conseguiu espaço na grade da Globo, o torneio retomou a tradição, que se estendia desde 1998 e só foi interrompida no ano passado. Fora da TV aberta, os jogos serão transmitidos pela Sportv.

Coincidentemente, o NBB (Nacional masculino) definiu que nesta temporada, iniciada no mês passado, o campeão sairá de um jogo único, que será exibido ao vivo pela Globo no dia 2 de junho.

"Quando tivemos a certeza de que a TV aberta não iria transmitir a final deste ano, colocamos em votação qual seria a melhor opção para a final e decidimos retomar a série melhor de três", explicou Márcio Cattaruzzi, presidente da liga feminina.

A alteração agradou os dirigentes e treinadores das equipes participantes.

"A mudança para melhor de três foi quase uma unanimidade na reunião. É bom não só em relação à mídia como também pode promover um resultado mais justo", afirmou Laís Elena, técnica do Santo André.

"É uma mudança que veio para melhorar a liga. O dia que tivermos condições de fazer uma final com partida única sendo transmitida pela TV aberta, a gente pode voltar a discutir isso."

No encontro da liga com as agremiações, cogitou-se até a final em cinco jogos.

Por causa da Olimpíada de Londres-2012, que começa em 27 de julho, uma série com mais partidas poderia interferir no calendário de treinamentos da seleção brasileira.

O terceiro e último confronto da decisão está previsto para o dia 16 de abril. A seleção brasileira feminina, comandada por Ênio Vecchi, deve começar a treinar entre o fim de abril e o início de maio.

-

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.