Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Regata de volta ao mundo dá largada para 2ª perna com plano antipiratas

das agências de notícias

A Volvo Ocean Race, tradicional regata de volta ao mundo, dá a largada hoje para sua segunda etapa entre a Cidade do Cabo e Abu Dhabi. A flotilha, no entanto, terá uma ajuda no meio caminho.

Como prevenção à ação dos piratas na costa da Somália, as seis embarcações participantes da regata partirão rumo a um ponto não revelado do oceano Índico.

De lá, um cargueiro tripulado com homens armados fará o transporte dos seis barcos até um local ao norte de Abu Dhabi, de onde os competidores partirão para finalizar a regata até Yas Marina, conhecida pelo GP de F-1.

Assim, a pontuação também sofrerá alterações. A primeira parte distribuirá 80% dos pontos da etapa, e a segunda, os restantes 20%.

A terceira perna, de Abu Dhabi para Sanya (China), com saída prevista para 14 de janeiro, deve contar com um esquema semelhante.

"É triste que tenhamos que tomar essas medidas, mas estamos seguindo o conselho de especialistas", afirmou Jack Lloyd, diretor da Volvo. "Todos os times entenderam a situação e nos apoiam."

A comunidade marítima internacional registra 409 ataques de piratas em 2011, sendo 230 na costa da Somália. Os piratas da região têm, neste momento, 10 embarcações e 172 reféns subjugados.

Cada barco da Volvo vale mais de US$ 10 milhões.

A competição, que dura oito meses, começou no mês passado. A primeira perna saiu de Alicante (Espanha), contornou Fernando de Noronha e chegou à África do Sul. Apenas três dos seis participantes concluíram a etapa. O barco Telefonica lidera.

A competição vai passar por Itajaí (SC) em abril.

NA TV

Volvo Ocean Race

10h45 Bandsports

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.