Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Apostila aconselha dinamarqueses a evitarem avenida Paulista e Bixiga

de são paulo

Antes de embarcar para o Brasil, o jornalista Jens Ole Sorensen, da TV e rádio pública DR, da Dinamarca, recebeu uma apostila com dicas de segurança no país.

Além das orientações como não sacar dinheiro em locais pouco movimentados, a apostila ainda dizia que avenida Paulista, Itaim Bibi, Bixiga e rua Augusta eram lugares "não recomendados".

Há item como evitar ir à "favela" Jardim Aracati, situada a mais de 30 quilômetros do hotel em que os dinamarqueses estão hospedados.

Outros jornalistas do país também receberam a apostila. Sorensen diz não saber quem a fez. "Estamos usando o bom-senso nessa questão de segurança."

Os jornalistas suecos tiveram que assistir a três palestras de segurança sobre o Brasil. "Uma seguradora que dá dicas a repórteres que vão a lugares como Afeganistão nos orientou", afirmou Max Grinndal, da TV 4.

"Não que aqui seja o Paquistão, mas é uma cultura diferente da sueca", disse.

A norueguesa Elle Oftendal não seguiu uma das regras de segurança em Santos, onde sua filha atuou com a seleção do país.

Na quarta, quando caminhava de um shopping ao hotel, foi abordada por três garotos em bicicletas, que roubaram o cordão de ouro de seu pescoço e tentaram fugir. Ellen derrubou um deles da bicicleta, tomou-lhe a peça das mãos e voltou ao hotel.

"Havia muita gente em volta, não precisei ir à delegacia. As pessoas na rua cuidaram dos rapazes", contou Ellen. "Só reagi porque vi que os meninos estavam desarmados, e o cordão de ouro é herança da minha avó."

(DB)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.