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Estrelado

No Japão, Santos tem ajuda de melhores do mundo no futebol, no futsal e entre as mulheres para se vender como referência da bola

Jogadores do Santos em treino em Nagoya
Jogadores do Santos em treino em Nagoya

LEONARDO LOURENÇO
RODRIGO BUENO
enviados especiais a toyota

"Land of Kings". No Mundial de Clubes, o Santos se vende como nunca ao mundo como a "Terra dos Reis".

A revista promocional que o clube divulga no Japão traz na capa o Rei Pelé, ao centro, Falcão, o rei do futsal, Marta, a rainha do futebol feminino, Neymar, a nova majestade, e até Ganso, que tem brigado bastante com a coroa.

A diretoria não esconde que o marketing do clube é se vender como referência da bola, a excelência do futebol.

"A gente é uma terra abençoada. Temos o Pelé, agora tem o Neymar, o Falcão. Quando a Marta vem para aquele período no futebol brasileiro, vem para o Santos. É uma alternativa de marketing que funciona para nós, talvez não funcione em outro time", diz Armênio Neto, gerente de marketing do clube.

É possível ver no Japão a imagem de Pelé ao lado do jogador Kazu, ex-atleta do Santos que virou ídolo no país. O Rei foi apontado, juntamente com Neymar, como embaixador do centenário do Santos. É esperado no Japão para assistir ao menos à provável final contra o Barcelona.

"O Luis Paulo Rosenberg [vice de marketing corintiano] falou que ia tirar as estrelas da camisa. Falei para ele que adoramos estrela, não fazemos a menor questão de tirar", diz Neto, que sorri ao falar da estratégia corintiana de que "não vive de títulos".

A camisa 11 de Neymar tem dominado as barracas e tendas do Mundial de Clubes. Quase não há espaço para outros jogadores, mas o Santos não quer nem pensar em tirar a famosa 10 de cena.

"Falaram em aposentar a 10 [de Pelé], como na NBA, mas tem que vender a 10 para caramba", afirma Neto.

O Santos venceu a Liga Futsal neste ano com a ajuda de Falcão. O time está sendo desmontado, mas o craque mais famoso da modalidade continua ligado ao clube.

O Santos foi o que mais incentivou a realização da Libertadores feminina, uma forma quase segura de, com Marta em campo, abocanhar mais uma taça internacional.

A busca pelo título do Mundial deste ano começou a ganhar forma em 2010, com o projeto Terceira Estrela, um fundo de investimento que ambiciona manter estrelas no elenco e faturar o planeta.

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