Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Futebol - Rodrigo Bueno

rodrigo.bueno@grupofolha.com.br
@RodrigoBuenoESP

Com técnica e disciplina, de vencido a vencedor

Se já havia pessimismo em torno de uma possível vitória do Santos sobre o Barcelona antes da estreia contra o Kashiwa, os problemas defensivos e as queixas de alguns jogadores deixaram muita gente que torce pelo clube ainda mais desconfiada. Mas venho para passar otimismo fundamentado.

Muricy Ramalho não é burro. Sabe muito bem que seu time tem boas opções para fazer danos no Barça, muito mais que o Getafe, que bateu o Barça recentemente. Neymar é o que mais ilustra essas possibilidades.

Mas boa estratégia e feroz aplicação tática, virtudes demonstradas por Inter em 2006 e Estudiantes em 2009, colocarão certamente o gigante catalão em apuros, assim como a limitada Holanda deixou na final da Copa a Espanha congelada. A Laranja teve chances claras para matar o jogo.

Se Durval é um perigo improvisado na lateral esquerda, é mais uma chance de triunfar no jogo aéreo em uma bola parada, especialidade das equipes de Muricy e deficiência do baixinho Barça. Talvez o técnico santista mexa na defesa e a fortaleça, o que o deixará vivo no jogo à espera de um contra-ataque, um lampejo de suas estrelas ou mesmo da bola parada.

O Barcelona não vive o mesmo ritmo da metade do ano, e Villa exemplifica essa "fase difícil" do time, acostumado a passar por problemas em Mundiais desde o Dream Team de 1992, que caiu frente ao São Paulo de forma merecida.

O Dream Team 2, de 2006, sucumbiu diante de um Inter bem armado por Abel Braga, uma equipe que não tinha os recursos técnicos do atual Santos. Também virou tradição brasileiros sofrerem na semifinal ante um rival alternativo e depois se soltarem na decisão, onde a responsabilidade fica para os europeus.

Talvez não seja mesmo o caso de cantar "Vai pra cima deles Santos", mas um grito "com técnica e disciplina" pode ajudar bastante.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.