Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Doído

Após seis vitórias, seleção brasileira de handebol é eliminada do Mundial em SP ao perder para Espanha com gol sofrido a 15 segundos do fim

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

A seleção feminina brasileira não resistiu à pressão de ser, pela primeira vez, protagonista e foi eliminada de forma traumática pela Espanha no Mundial, em São Paulo.

Um erro de passe brasileiro a 15 segundos do final e um contra-ataque certeiro das visitantes resultaram no triunfo espanhol por 27 a 26, diante de aproximadamente 4.500 torcedores no Ibirapuera.

A equipe vinha de uma sequência de seis jogos sem derrotas no Mundial, incluindo duelo com a França (atual vice-campeã do torneio), em retrospecto inédito.

"Os brasileiros mereciam essa vaga na semifinal", afirmou Dani Piedade.

"Mostramos que somos capazes de vencer qualquer um. A decepção é enorme", disse o dinamarquês Morten Soubak, técnico do Brasil.

Mesmo com o revés, a seleção ainda tem a chance de alcançar um feito inédito.

Se vencer a Croácia amanhã às 14h30 no Ibirapuera, jogará no domingo para terminar na quinta colocação. O melhor resultado brasileiro em Mundiais foi o sétimo lugar em 2005, na Rússia.

As croatas perderam para a Noruega em outro duelo pelas quartas, ontem.

Norueguesas e espanholas fazem uma semifinal. França, que bateu a Rússia, e Dinamarca, que venceu Angola, duelam na outra semi.

Os torcedores brasileiros ainda entravam no Ibirapuera quando a Espanha conseguiu abrir larga vantagem no placar. Em menos de seis minutos de jogo, as visitantes já venciam por 6 a 1.

Com rapidez nos contra-ataques, as brasileiras empataram no décimo minuto com Deonise (7 a 7) e despertaram a torcida no ginásio.

O público era majoritariamente feminino. Muitas famílias torciam juntas na arquibancada. Adolescentes trajavam tênis e adereços, como braçadeiras, característicos dos adeptos do esporte.

No anel superior, um enorme cartaz exibia a foto da brasileira Dani Piedade, que atua no Hypo, na Áustria. A própria jogadora trouxe a imagem para que a família a exibisse no Ibirapuera. A família da goleira Chana saiu de Capinzal (SC) e rodou 830 km para assistir ao primeiro jogo no ginásio. Se o Brasil triunfasse, dois ônibus lotados viriam do interior catarinense.

O equilíbrio em quadra persistiu até o final do segundo tempo. Faltando três minutos para o fim, a brasileira Alexandra empatou em 26 a 26. A Espanha ainda meteu uma bola na trave.

A posse de bola aos 29min era do Brasil. Mas a ala esquerda Sílvia perdeu a bola e deu o contra-ataque para a espanhola Andrea marcar o gol faltando 15 segundos para o fim do jogo e definir a eliminação brasileira.

A espanhola Carmen Martín foi a artilheira, com oito gols. A brasileira Alexandra marcou sete gols, assim como Deonise, que ainda foi eleita a melhor em quadra.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.