Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cielo encara ponte aérea para treinar

NATAÇÃO
Campeão planeja ir ao Rio para usar bloco de largada oficial

DO RIO

Baseado em São Paulo, o campeão olímpico Cesar Cielo, 25, pretende treinar também no Rio até a Olimpíada-2012. A opção pela ponte aérea se deve aos novos blocos de partida instalados no Parque Aquático Maria Lenk.

O nadador quer treinar na piscina carioca com intervalos de, no máximo, um mês até os Jogos de Londres, que começam no fim de julho.

As novas balizas são iguais às que serão usadas na competição inglesa. O Maria Lenk é o único complexo do país que possui os blocos oficiais.

"Vou tentar aproveitar ao máximo o bloco. Já vou começar a trabalhar na situação olímpica. Ter a oportunidade de treinar no mesmo ambiente da prova de Londres é muito bom", disse o nadador, que treina em sua equipe, a PRO 16, mas defende as cores do Flamengo nas competições.

Ele encerraria ontem a participação no Brasileiro sênior, disputado no Maria Lenk.

Nos últimos campeonatos nacionais, treinadores e atletas reclamaram da ausência dos blocos olímpicos, que têm uma "rampa" em que os nadadores apoiam um dos pés na hora da largada.

Os torneios eram disputados com balizas genéricas, fabricadas no país, que apresentavam vários problemas.

"Numa prova com tantos detalhes, temos que cuidar de tudo. Por isso, quero treinar aqui uns três dias pelo menos a cada mês para me adaptar ao bloco. Olimpíada não é hora de encontrar uma novidade", afirmou Cielo.

Ele chegou a cortar os dedos em um modelo genérico no Troféu José Finkel, em agosto, em Belo Horizonte.

Em Minas, o bloco tinha uma abertura entre a base e a superfície em que o atleta apoia os pés. Todas as vezes que largava, Cielo raspava os dedos no buraco da estrutura, feita em alumínio.

O técnico Albertinho, que comanda a PRO 16, quer evitar que Cielo encare a ponte aérea. Ele requisitou um dos blocos para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), que comprou as peças, mas ainda não recebeu resposta.

O bloco seria instalado na piscina em que o nadador treina em São Paulo.

Dono da melhor marca do ano nos 50 m livre (21s52), Cielo tem 47s84 nos 100 m livre, obtidos no Pan de Guadalajara, o segundo tempo da temporada. (SÉRGIO RANGEL)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.