Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Obras para seleção da Alemanha levam receio e esperança à Bahia

COPA Construção de condomínio que servirá de centro de treinamento muda vida de vila

São 2h da madrugada e o silêncio característico da pequena vila de Santo André, município de Santa Cruz Cabrália, sul da Bahia, é rompido por gritos. Numa das casas do distrito, 16 homens envolvem-se numa briga.

A polícia só chega no dia seguinte, assim como a notícia de que os brigões eram funcionários da obra do "Campo Bahia", empreendimento com 14 casas e 65 cômodos que está sendo erguido para abrigar a seleção da Alemanha durante a Copa.

O episódio, que ocorreu há cerca de um mês, reflete a nova realidade dos 800 moradores de Santo André, que tiveram suas rotinas alteradas depois da escolha do local como QG da seleção alemã.

O empreendimento --orçado em R$ 35 milhões-- vinha sendo construindo há cinco anos, mas ganhou ritmo acelerado a partir de dezembro.

Na ocasião, foi firmada a parceria entre a federação alemã e três empresários alemães, sócios do complexo.

Após a Copa, o local será transformado em condomínio, com a venda das casas.

Encravada em uma área de proteção ambiental, onde só é possível chegar atravessando um rio em balsas, Santo André atrai muito turistas, sobretudo no verão, quando a vila recebe pessoas em busca de um local tranquilo e isolado.

A vila tem uma rua principal e meia dúzia de transversais. Mas há seis meses passou a ter até engarrafamentos, por causa do vaivém incessante de caminhões.

Toda semana, 300 sacos de cimento cruzam o rio para atender à demanda de uma obra cujos trabalhos duram ao menos 16 horas por dia.

A população local cresceu cerca de 30% com a chegada de 200 operários para o empreendimento.

Entre os moradores locais, o complexo que será usado como centro de treinamento e a chegada da seleção são vistos com reservas.

"Afora os empregos, não vimos nenhum benefício. Nosso medo é que essa exposição da vila mude o nosso modo de vida e a gente perca a nossa liberdade", diz o marinheiro José Borges, 41.

A pouco mais de dois meses da Copa, a expectativa sobre o que irá acontecer durante o torneio só aumenta.

A Polícia Militar já confirmou a interdição de uma área no entorno do "Campo Bahia" onde poderão circular só os moradores, que serão devidamente identificados.

Das três balsas que fazem a travessia entre a sede da cidade e a vila, uma passará a ser de uso exclusivo da delegação alemã. Por outro lado, a presença da seleção deve praticamente dobrar a população da vila durante a Copa.

PREOCUPAÇÕES

Com a escalada no número de turistas, a segurança passou a ser uma das principais preocupações na vila em que todos se conhecem pelo nome.

Os nativos também temem o avanço da especulação imobiliária. "Em dez anos, pobre não vai conseguir morar mais aqui. A maioria irá para as favelas de Porto Seguro e Cabrália", diz o comerciante Jonas Santana, 61, dono de um bar.

A população, porém, vê a chegada dos alemães com esperança de melhorias.

A falta de energia é constante, a água vem de poços e chega às torneiras com barro. O descarte do lixo é irregular, em um terreno a 5 km do CT. É nesse lixão, isolados de tudo, que vivem Elenilda Santos, 58, e José Bonfim, 36.

Sem nenhum tipo de proteção, coletam resíduos que vendem para reciclagem. Até agora não ouviram falar em Copa, muito menos nos futuros vizinhos ilustres.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página