Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

País encerra temporada com 13 atletas com vaga em Londres

NATAÇÃO
Competidores têm mais 3 oportunidades de índice em 2012

de são paulo

A temporada 2011 terminou para a natação brasileira com 13 atletas (10 homens e 3 mulheres) com índices para a Olimpíada de Londres.

Cinco nadadores atingiram as marcas olímpicas no Brasileiro sênior ou no Open, as duas últimas competições do ano: Graciele Hermann (50 m livre), Joanna Maranhão (400 m medley), Nicolas Oliveira (100 m livre), João Gomes Jr. (100 m peito) e Henrique Barbosa (200 m peito).

Mais nadadores já conseguiram o tempo mínimo estipulado pelo Brasil para a participar dos Jogos, mas as provas individuais permitem somente dois atletas por país.

Os 100 m peito, por exemplo, têm quatro nadadores com tempo abaixo do índice (1min00s79). A diferença entre o mais bem colocado (Felipe França, com 1min00s01) e o quarto (Henrique Barbosa) é de 69 centésimos.

Antes da disputa do Open, Felipe Lima era o dono do segundo posto, com 1m00s46 feito no Maria Lenk. No momento, ele está fora de Londres já que João Gomes Jr. venceu a competição com seis centésimos de vantagem.

Episódio semelhante aconteceu nos 100 m livre. Bruno Fratus tinha a segunda melhor marca da prova com 48s72, somente atrás de Cesar Cielo (47s84), mas viu Nicolas Oliveira fazer 48s71. Fratus tem índice nos 50 m.

A delegação do Brasil para os Jogos de Londres será definida em mais três competições: o Sul-Americano (março), o Maria Lenk (abril) e a Tentativa Olímpica (maio).

Por se tratar de uma seletiva olímpica, o Maria Lenk sofrerá uma alteração em sua programação e voltará a ter a disputa das finais A e B.

A intenção da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) é poupar os atletas, tirando a necessidade da semifinal.

"São motivo de muito desgaste, além de aumentar em um dia a competição", afirmou o supervisor técnico da CBDA, Ricardo de Moura.

A Tentativa Olímpica valerá só para as provas em que o Brasil não tiver seus dois representantes definidos.

O Brasil pretende enviar uma equipe B para o evento-teste de Londres, que acontece de 3 a 10 de março.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.