Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tostão

Dilemas e contradições

O futebol é complexo, mas tentam reduzi-lo a dezenas de chavões e a boas manchetes

Dos três times brasileiros na Libertadores, o Cruzeiro é o mais definido na maneira de jogar e o que tem o melhor elenco. Para Júlio Baptista jogar parado, de costas para o gol, como tem feito, é melhor Borges, que é mais rápido nas finalizações em pequenos espaços.

O Grêmio, que era exaltado como o melhor brasileiro na Libertadores, por ter conseguido mais pontos na primeira fase, passou a ser criticado, questionado, após a goleada para o Inter. É impressionante como os conceitos mudam em poucos dias.

O Atlético-MG vive uma transição de identidade. Não joga no estilo Galo Doido, como fazia com Cuca, no Independência, nem troca passes, desde a defesa, como gosta Paulo Autuori. O zagueiro Leonardo Silva, acostumado aos chutões, erra quase todos os passes, uma característica dos zagueiros que atuam no Brasil. O argentino Otamendi é exceção.

O futebol é complexo. Muitos é que tentam simplificá-lo e reduzi-lo a dezenas de chavões e a boas manchetes.

É difícil ser um ótimo treinador. Tudo é incerto. Há várias maneiras de vencer. Muitos sabem, mas, na hora de decidir, ficam confusos. A autossuficiência é necessária aos técnicos, mas está próxima da soberba. Quando isso ocorre, os treinadores passam a lembrar apenas de suas experiências positivas, a achar que são mais sábios que a sabedoria e tornam-se incapazes de aceitar críticas.

Alguém já disse, provavelmente um escritor de sucesso de livros de autoajuda, que a humildade não é o desconhecimento do que somos, e sim o conhecimento e o reconhecimento do que não somos. É uma bela frase. Não tenho nenhuma admiração por livros de autoajuda, mas não sou também metido a fazer um tipo que acha óbvio e primário tudo o que é simples e claro.

Na Copa, as explicações já estão prontas. Se o Brasil perder na final, evidentemente a manchete será "Maracanazo". Se ganhar, mesmo jogando mal, vão exaltar a magia do nosso futebol e dizer que está tudo maravilhoso.

Repito, pela milésima vez, o que passa a ser também um lugar-comum, que temos dois futebóis brasileiros. Um, o da seleção, moderno, em que quase todos os jogadores atuam fora e aprenderam a jogar coletivamente, e outro, que se pratica no Brasil, na média, fraco e ultrapassado. Não são apenas os times de São Paulo e do Rio que estão mal. Eles estão piores. Há também coisas boas.

O futebol espelha os dilemas, paradoxos e contradições humanas. Na Copa, a vitória poderá ser pior que a derrota, para o futuro do futebol brasileiro. Quanto mais mostram os problemas da Copa e mais se teme as manifestações de rua, os assaltos e a violência nas cidades-sede, mais se vende ingressos. Muitos torcedores que se dizem éticos, honestos e justos adoram ser campeões com um gol roubado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página