Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Sob sigilo, pré-ensaio da abertura da Copa tem índia, axé e capoeira

(GUILHERME SETO) DE SÃO PAULO

O pré-ensaio de grupos de dança participantes da cerimônia de abertura da Copa na tarde de ontem, no Clube de Regatas Tietê, em São Paulo, mostrou que o evento investirá em símbolos comumente associados à brasilidade, como o índio, e manifestações culturais de matriz africana, como o axé e a capoeira.

A cerimônia de abertura da Copa será realizada dia 12 de junho, antes do primeiro jogo da competição, entre Brasil e Croácia, no Itaquerão.

O pré-ensaio de ontem foi feito de forma sigilosa. Os portões do clube tiveram placas de metal afixadas para impedir que fosse visto de fora. Vários seguranças circundavam o local, alguns com credenciais da Fifa no pescoço.

Dentro do clube, no interior de um galpão, era possível ver uma grande figura de uma índia sorridente, com um largo vestido colorido, que lembrava os bonecos utilizados em desfiles das escolas de samba.

Ao perceber a presença da reportagem da Folha, a entrada do galpão foi fechada com uma placa de madeira.

Rapazes envolvidos no pré-ensaio circulavam com trajes de capoeira e berimbaus.

Sobre um tapete plástico amarelo com marcações coloridas, um grupo de cerca de 50 dançarinos, em sua maioria adolescentes e mulheres, era orientado por microfone.

Grandes tambores decorativos foram colocados em torno do grupo. Os dançarinos mexiam os ombros e o pescoço, lembrando o Olodum.

Também simularam artes marciais orientais e dança do ventre e exercitaram até a simpatia, acenando e sorrindo para uma plateia inexistente.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página