Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Felipão antecipa 8 nomes da lista final em palestra

SELEÇÃO
Entre os jogadores, estão Ramires, Willian, Paulinho e Fred

MARCEL RIZZO DE SÃO PAULO

O técnico Luiz Felipe Scolari antecipou a convocação de oito jogadores que estarão na lista para a Copa do Mundo, que será anunciada somente dia 7 de maio, no Rio.

Não há surpresas --aliás, o próprio treinador afirmou ontem que não surgirão novidades quando confirmar os 23 escolhidos para jogar o Mundial, daqui a alguns dias.

Júlio César, Thiago Silva, David Luiz, Ramires, Willian, Oscar, Paulinho e Fred disputarão a Copa se não sofrerem lesões até o torneio começar.

A antecipação foi feita durante seminário do qual o treinador participou ontem pela manhã, sobre psicologia de futebol, na universidade São Judas, em São Paulo.

A palestra foi dividida em duas partes. Primeiro, Felipão contou que se reuniu com os cinco atletas que atuam em Londres e que são constantes em suas convocações para garanti-los no grupo e tranquilizá-los para o Mundial. São eles: David Luiz, Oscar, Willian, Ramires (o quarteto do Chelsea) e Paulinho (do Tottenham).

A presença do treinador na Europa para antecipar aos atletas a convocação, principalmente para aqueles que enfrentam dificuldades em seus clubes às vésperas do Mundial, foi revelada pela Folha anteontem.

Essa, aliás, é uma das "armas" que o treinador utiliza para motivar seus atletas (veja quadro ao lado) e que explicou durante o seminário em São Paulo.

"Me reuni com cinco jogadores em Londres, passamos a confiança, vocês estão no meu grupo", contou Felipão.

Ele também contou que, em 2002, ano que conquistou o pentacampeonato com a seleção, nomeou cinco capitães para o time (Cafu, o oficial que usava a tarja em campo, mais Roberto Carlos, Roque Júnior, Rivaldo e Ronaldo).

Ao falar que repetirá a estratégia em 2014, acabou revelando outros nomes. E até brincou com isso:

"Foram escolhidos o David Luiz (silêncio). Ele já deve estar convocado, né? Até a data da convocação final, os meus capitães são Thiago Silva, David Luiz, Júlio César e Fred. Esses foram os que conversei de maneira mais forte durante as partidas que já fizemos", disse o treinador.

Na viagem que fez à Europa, ele se encontrou com outros jogadores. Por exemplo, com o trio que atua na Alemanha formado por Dante e Rafinha, do Bayern de Munique, e Luiz Gustavo, do Wolfsburg. Esses, porém, não foram citados ontem.

Felipão reafirmou que tem mais de 95% da lista fechada.

Durante a palestra, ele também disse que usará uma reportagem de um jornal para motivar seus atletas ao longo do Mundial.

Na última terça, a Folha mostrou que ao menos seis dos titulares do treinador passam por algum tipo de dificuldade na carreira: ou têm lesão ou estão na reserva. Ou têm atuado fora da sua posição original.

"O jornal está guardado. Disseram que o Luiz Gustavo joga bem, mas está em time pequeno. O Paulinho joga fora de posição. Ótimo, mais uma opção. O Júlio César joga em uma liga fraca. Como se lá o futebol fosse jogado com as mãos e não com os pés", disse o treinador.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página