Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Internet não funcionará direito em 6 estádios do Mundial, diz ministro

COPA Para Paulo Bernardo, até a telefonia está comprometida no Itaquerão e em Curitiba

ALEX SABINO DE SÃO PAULO JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que a internet não vai funcionar bem em seis estádios da Copa do Mundo.

No Itaquerão e na Arena da Baixada, em Curitiba, até mesmo o sinal normal de telefonia estaria comprometido, segundo o ministro.

A alegação é que as empresas de telefonia não foram autorizadas a instalar antenas para habilitar sinal de internet sem fio (wifi) no Itaquerão, Arena da Baixada, Mineirão (Belo Horizonte), Castelão (Fortaleza) e Arena das Dunas (Natal).

A situação é pior em São Paulo e Curitiba porque, de acordo com Bernardo, não haverá tempo para colocação de antenas externas para reforçar o sinal de celular.

Isso causaria o que é conhecido como "efeito Réveillon". Muitas pessoas tentando usar a rede ao mesmo tempo e a congestionando. Poucas conseguiriam completar ligações ou enviar dados pela tecnologia de celular.

Isso tornaria difícil, por exemplo, para os torcedores, postarem mensagens, fotos ou vídeos nas redes sociais.

Paulo Bernardo disse que as teles não foram autorizadas pelos seis estádios a instalar as antenas extras para o funcionamento da internet wifi. Sem estas, a rede não conseguirá dar vazão a demanda dos torcedores.

"Posso estar sendo pessimista, mas mesmo que façam agora o acordo para instalação [entre estádios e teles] dificilmente vai dar tempo de fazer serviço de boa qualidade", comentou o ministro.

Paulo Bernardo afirma que a colocação de antenas para atender a demanda de aparelhos móveis nas cidades-sedes dos jogos da Copa era tarefa imposta às teles e que o serviço está sendo feito. O prazo para as empresas termina neste mês.

Já o reforço do sinal dentro dos estádios (o que seria feito com as antenas extras), por outro lado, não é obrigação.

"Nós temos também o compromisso de fazer a transmissão dos jogos pela televisão e isso esta praticamente pronto, equacionado", destacou Paulo Bernardo.

OUTRO LADO

Lucio Blanco, gerente de operações do Itaquerão, afirma que a Nextel lidera grupo de empresas que vai fazer as instalações de antenas no estádio. Ele diz que o prazo para isso acontecer é o dia 15.

A concessionária que administra o Mineirão declara que a "a oferta de sinal para transmissão de voz e dados no estádio é de inteira responsabilidade das operadoras de telefonia".

Os responsáveis pelo Mineirão afirmam estarem prontos para negociar a instalação das antenas. A Arena das Dunas, em Natal, diz que o espaço foi cedido às empresas.

O Castelão diz que nunca houve uma proposta formal de instalação de rede wifi por parte das operadoras e que o ideal é reforçar a cobertura 3G e 4G na região. A Folha não conseguiu respostas das arenas de Curitiba e Recife.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página