Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Londres-2012

Reino Unido alerta atletas para evitarem comer fígado

Carne contaminada pode elevar risco de doping

DE SÃO PAULO

A agência antidoping do Reino Unido fez um alerta aos atletas que disputarão a Olimpíada de Londres-2012 para evitarem comer grande quantidade de fígado bovino quando estiverem no país.

Segundo a agência, isso pode aumentar o risco de doping por clenbuterol, substância que pode ser encontrada em carne contaminada e que tende a apresentar maior concentração no fígado.

Atletas que forem flagrados com clenbuterol, anabólico que promove aumento de massa muscular e queima de gordura, podem pegar até dois anos de suspensão.

"A FSA [agência de controle alimentício do Reino Unido] não descarta a possibilidade de que, se for ingerida uma grande porção de fígado contendo clenbuterol em limites máximos permitidos, a urina coletada após o consumo contenha níveis detectáveis da substância", disse a agência antidoping.

O uso do clenbuterol em animais é proibido em países da União Europeia. Só é autorizado mediante prescrição veterinária em alguns casos, como para o relaxamento muscular de vacas em período de gestação, o que poderia deixar resíduos.

A Wada (Agência Mundial Antidoping) tem alertado atletas para terem "extremo cuidado" quando comerem carne na China e no México.

Em junho, cinco jogadores da seleção mexicana testaram positivo para clenbuterol antes da Copa Ouro. Além disso, a Fifa disse que mais de 100 atletas que disputaram o Mundial sub-17, no México, foram contaminados.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.