Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crítica filme

Tímido, documentário retrata construção do estádio Mané Garrincha, em Brasília

"Operários da Bola", de Virna Smith, estreia hoje em circuito nacional

SÉRGIO RIZZO ESPECIAL PARA A FOLHA

Em uma série de reportagens clássicas hoje reunidas no livro "Fama & Anonimato", o norte-americano Gay Talese faz a anatomia dos "boomers", legião de operários que trabalharam na construção de pontes nos EUA.

De um lado, não lhes faltava emprego; especialistas destemidos como eles eram "caçados" em todo o país. De outro, a atividade era ingrata --mortes faziam parte da contabilidade humana das pontes.

O documentário "Operários da Bola", que estreia hoje em circuito nacional, lida com um grupo semelhante, guardadas as devidas proporções.

Eles também são personagens de um "boom", o da construção de estádios brasileiros para a Copa.

E, como ocorre com os personagens de Talese, há uma certa amargura em torno desses anônimos que erguem obras monumentais, eternizadas em cartão-postal, e depois saem de cena.

Em "Operários da Bola", a diretora Virna Smith explora a situação peculiar dos trabalhadores que alimentam ou alimentaram o desejo de se dedicar profissionalmente ao futebol.

O cenário é o estádio Mané Garrincha, de Brasília. Enquanto subiam as arquibancadas, em 2012, foi realizada a Copa Solidária dos Operários da Bola, em um campo de dimensões reduzidas bem no centro das obras.

Um pouco do lado B do futebol brasileiro se desenha à medida em que a competição avança e o filme apresenta alguns de seus protagonistas --um ex-jogador, um juiz, um agente, um goleiro.

O universo desses "boomers" é rico o bastante para se impor aos procedimentos convencionais do documentário, tímido diante da riqueza sociocultural de seu objeto, e para lembrar que os sonhos desfeitos ou arranhados compõem o cotidiano da bola que rola distante do padrão Fifa.

'OPERÁRIOS DA BOLA'
DIREÇÃO Virna Smith
DURAÇÃO 74 min
PRODUÇÃO Brasil, 2014
ONDE Espaço Itaú - Pompéia e Espaço Itaú - Frei Caneca
ESTREIA Nesta quinta (15)
CLASSIFICAÇÃO Regular


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página