Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CBF afaga Romário com ingresso

fn 2014. Deputado elogia velocidade de Teixeira e Ronaldo, maz diz que irá manter fiscalização

Victor R. Caivano/Associated Press
Romário se emociona no evento da CBF
Romário se emociona no evento da CBF

CIRILO JUNIOR
DO RIO

Apenas uma semana depois de o deputado federal Romário (PSB-RJ) pedir entradas subsidiadas para deficientes físicos na Copa-14, a CBF fez um afago. A entidade vai garantir 32 mil entradas gratuitas -500 por jogo.

A Fifa estima que serão disponibilizados 3 milhões de ingressos para os 64 jogos da Copa. Assim, as entradas para deficientes vão significar 1,07% do total. De acordo com o Censo 2010, do IBGE, 45 milhões de pessoas declararam ter algum tipo de deficiência. Isso representa 24,5% da população.

Romário, que se emocionou durante o anúncio, admitiu que ficou surpreso com a rapidez com que seu pleito foi atendido. Disse ter ficado plenamente satisfeito com o volume de ingressos oferecidos pela CBF. "Foi exatamente o que pedi", comemorou.

Segundo o COL (Comitê Organizador da Copa-2014), a cota de entradas foi definida a partir de um levantamento do número de deficientes que frequentam os estádios.

O anúncio foi feito ontem, em novo encontro de Romário com o ex-atacante Ronaldo, que passou a integrar o COL no início do mês.

O tom do encontro foi ameno e demonstrou, mais uma vez, que Ronaldo foi chamado ao COL por Ricardo Teixeira para fazer o papel de conciliador. O cartola, que está licenciado da presidência da CBF e também do COL, não compareceu ao evento.

Romário vem sendo um dos críticos mais contundentes da gestão do dirigente à frente da CBF e do COL.

O deputado fez questão de agradecer a concessão, porém procurou deixar claro que não pretende aliviar o tom em relação à administração da CBF e dos preparativos para a Copa.

No fim da tarde, a CBF divulgou comunicado oficial sobre o evento no qual informou que Romário agradeceu Teixeira e Ronaldo por terem compreendido "nossa luta".

Os ingressos farão parte da cota, ainda não definida, que a CBF terá direito para cada jogo na Copa do Mundo. Por ser a federação organizadora, a parcela dela será maior.

Romário aproveitou para alfinetar a Lei Geral da Copa, ao lembrar que o projeto que tramita no Congresso não inclui benefícios aos deficientes. "O deficiente físico é muito importante. Eles foram esquecidos na Lei Geral, mas nós não esquecemos", comentou Romário, pai de uma menina que é portadora da síndrome de Down.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a deputada federal Rosinha da Adefal (PT do B-AL) admitiu o risco de desvios desses ingressos. Outros deputados da frente estiveram presentes ao evento ontem.

A parlamentar afirmou que estão sendo estudados mecanismos para evitar a comercialização das entradas.

"Sempre existe o jeitinho brasileiro, mas vamos definir maneiras para fazer com que os ingressos para deficientes fiquem com os deficientes."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.