Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Questão de estado

Pela primeira vez o Ranking Folha tem dois líderes, Flamengo, com muitos pontos pelo Carioca, e São Paulo, decadente até no Paulista

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

Desde que se autoproclamou "O Soberano", após o hexacampeonato brasileiro, o São Paulo não conquistou mais títulos nem foi a finais, estagnando no Ranking Folha. O preço disso veio neste ano: o time agora divide a liderança com o Flamengo.

Os dois clubes que brigam na Justiça pela posse da Taça das Bolinhas, troféu criado para ser entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro, somam 909 pontos na lista.

A diferença entre os dois clubes caiu bastante no ranking já no ano passado, quando foi feita uma revisão na lista, que passou a incluir, por exemplo, o título do Brasileiro-1987 também para o time carioca (não só o Sport).

O que equilibrou mesmo a balança, no entanto, foi o desempenho recente dos clubes em seus respectivos Estaduais. O Flamengo conquistou em 2011 mais um troféu caseiro, invicto e com sobras -o time faturou os dois turnos.

Nenhum time do país acumula mais pontos por títulos e vices estaduais que o Flamengo: são 537 no total.

O São Paulo, que não conquista o Paulista desde 2005 e que não disputou nenhuma das finais do Estadual desde 2007, tem 326 pontos oriundos de seu torneio local.

O Flamengo conseguiu recentemente tomar do Fluminense o título de "Rei do Rio", superando o rival em títulos estaduais, e ostenta também o posto de "Rei do vice", pois acumula 31 segundos lugares, oito a mais que o Vasco.

O Flamengo foi o primeiro líder do Ranking Folha, criado em 1996. No ano seguinte, manteve a ponta, porém já em 1998 deixou o topo da lista. O Palmeiras comandou a mesma entre 1998 e 2004.

A partir de 2005, ano em que o São Paulo ganhou Mundial, Libertadores e Paulista, o time do Morumbi liderou. O tricampeonato brasileiro entre 2006 e 2008 deu até uma boa folga para o clube.

Mas as últimas três temporadas, uma delas com direito a título brasileiro do Flamengo (2009), e a revisão histórica que ajustou o número de vices estaduais e regionais dos times igualaram tudo.

Pesa contra o São Paulo nessa disputa o fato de o time ser o grande mais jovem do país -o clube teve uma primeira fundação em 1930, mas conta 1935 como o seu ano de nascimento. O Fla começou com o futebol em 1912, tendo jogado muito mais campeonatos que o seu concorrente paulista, portanto.

O Ranking Folha não computa títulos e vices do apelidado "São Paulo da Floresta", precursor do São Paulo que atuou entre 1930 e 1935.

Assim como também não conta o Supercampeonato Paulista de 2002, disputa curta vencida pelo time são-paulino que não valeu como Estadual -a Federação Paulista dá o Ituano como campeão.

Em 2012, Flamengo e São Paulo vão duelar pela liderança do Ranking Folha em diferentes frentes. Se o Flamengo disputará um torneio que rende mais pontos, a Libertadores, o time paulista terá a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana para triunfar.

Flamenguistas e são-paulinos deverão encarar seus Estaduais de forma diferente também, pois o Fla priorizará a Libertadores, coisa que o São Paulo não poderá fazer.

O Palmeiras, que na virada do século chegou a disparar na ponta da lista histórica, ganhou apenas um Paulista no século 21 e está em terceiro lugar, com 823 pontos, bem atrás dos líderes.

Caso o Santos tenha em 2012 mais uma boa temporada, pode tomar o posto do rival Palmeiras e figurar pela primeira vez no Top 3 -um título da Libertadores já coloca o time santista à frente.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.