Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Itaquerão será o menos testado desde 1990

Estádio só teve mais partidas do que o Delle Alpi, palco de abertura da Copa da Itália

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Brasil e Croácia farão a abertura da Copa no estádio que foi menos testado para receber um Mundial desde 1990. Em obras, o Itaquerão abrigará neste domingo (1º) seu segundo e último jogo oficial antes do início do torneio.

Inicialmente marcado para o Rio e transferido a São Paulo a pedido da Fifa, Corinthians x Botafogo não atenderá à maior exigência da entidade: o teste total das arquibancadas provisórias.

É preciso voltar ao Mundial da Itália, há 24 anos, para encontrar situação mais crítica que a do Itaquerão.

O Delle Alpi, estádio de Turim construído para o Mundial, teve seu único teste oito dias antes da Copa. E nem foi jogo oficial, mas um amistoso entre o Porto e um combinado de Juventus e Torino.

"Na Itália, tudo atrasa. Aquela Copa foi uma desculpa para desperdiçar dinheiro público. O Delle Alpi não foi uma escolha inteligente. Era longe e tinha um custo de manutenção muito alto", afirma o jornalista italiano Domenico Beccaria, que foi à inauguração do estádio e hoje trabalha no museu do Torino.

Deficitária, a arena, que pertencia à Prefeitura de Turim, foi demolida em 2009.

Assim como no primeiro jogo, dia 18, contra o Figueirense, o Itaquerão não terá lotação total neste domingo por motivos de segurança.

Foram postos à venda 40 mil ingressos --a capacidade no Mundial será de 68 mil pessoas.

É essa situação que o difere do Soccer City, na África do Sul. O estádio da abertura e da final da Copa de 2010 também foi entregue em cima da hora e foi testado duas vezes.

Mas foi experimentado com capacidade quase plena. Teve pelo menos 90% da lotação no amistoso entre a seleção da casa e a Colômbia, 15 dias antes do Mundial.

RETOMADA

O Corinthians enfrenta o Botafogo, às 16h, para retomar o roteiro interrompido pelo Figueirense. No dia 18, na abertura do Itaquerão, a festa estava pronta, mas os visitantes venceram por 1 a 0.

O Corinthians tem a chance de buscar o primeiro gol, a primeira vitória e a liderança no Brasileiro. Os ingressos estão esgotados.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página