Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Como foi em 50

Notícias da Copa

Veja fatos do primeiro Mundial no Brasil relatados pela imprensa do país e do exterior

ROBERTO DIAS
ENVIADO ESPECIAL A CURITIBA

Sete seleções das Américas e seis da Europa disputaram a quarta Copa do Mundo -menos da metade das 32 equipes que participarão desta 20ª edição no Brasil.

Num planeta ainda marcado pela devastação causada pela Segunda Guerra, o país escolhido estivera longe das principais batalhas. Uma terra que tinha 52 milhões de habitantes e o Rio como capital.

Os jornalistas daqui registravam descobertas sobre o futebol dos visitantes, e os estrangeiros colocavam em seus jornais impressões sobre esse tal de Brasil. Linhas que perpetuaram bem mais do que a arrancada de Ghiggia e o silêncio do Maracanã.

NOSSA ANTIGA LÍNGUA PORTUGUESA
Os termos usados na época

peninsulares = italianos
orientais = uruguaios
guaranis = paraguaios
escandinavos = suecos
ibéricos = espanhóis
nacionais = brasileiros
estádio Municipal = estádio do Maracanã

-

O PALCO A Folha da Noite sentenciou: "Tão bom como o de Wembley o Estádio do Maracanã". O cardeal Jaime Câmara abençoou o local. A nova arena foi inaugurada oito dias antes da abertura em um amistoso entre as seleções paulista e carioca

-

QUEIMA DE FOGOS MARCOU ABERTURA

Bandas tocaram para o público e 5.000 pombas foram soltas antes do jogo

O jogo inicial da Copa foi Brasil x México, em 24 de junho, no Maracanã. A programação de duas horas de festa foi cumprida com pontualidade. Uma banda tocou por uma hora antes da chegada do presidente Eurico Gaspar Dutra.

O jornal britânico "Sunday Post" imprimiu: "Uma manada de milhares de torcedores entrou no novo estádio branco e azul aninhado ao pé das montanhas cobertas de pinheiros.

Fazia muito calor. Sopros de vento às vezes levantavam muita poeira no meio dessa grande bacia oval com uma superfície de jogo de bilhar. Os brasileiros trataram o evento como se fosse o Carnaval.

Fogos de artifício ecoavam pelo estádio e faziam os torcedores pularem da cadeira. Diversas bandas tocaram música. Um avião deu rasantes e jogou milhares de panfletos. Uma imensa salva de fogos de artifício foi dada quando o time brasileiro entrou em campo.

Antes disso 5.000 pombas foram soltas. No pontapé inicial foi dada uma salva de 21 tiros."

Na rodada seguinte, a polícia proibiu os fogos.

-

Taça não fez tour pelo mundo e chegou de navio

Nada de tour ao redor do mundo. A Jules Rimet chegou ao Brasil após longa viagem de navio.

A taça dada ao campeão da Copa foi trazida pela seleção italiana, equipe que havia conquistado o Mundial anterior, em 1938, ainda antes da guerra.

No Rio, a Jules Rimet foi entregue, em um estojo de veludo azul, para a CBD (entidade que antecedeu a CBF no comando do futebol brasileiro), que a levou para sua sede. A confederação fez um seguro pelo valor equivalente a R$ 1,024 milhão atuais.

-

ÁRBITROS TEMIAM CORRUPÇÃO NO PAÍS

Juiz inglês que visitou o Brasil disse que seriam necessários anos para limpar o futebol brasileiro

Meses antes da Copa, um árbitro inglês esteve no Brasil. De volta, Macpherson Dundas recomendou que nenhum juiz fosse mandado para cá novamente.

Sua explicação era algo premonitório: "Tenho pena de qualquer um que tenha que apitar a final da Copa se o Brasil chegar lá. Ele e qualquer torcedor do outro time terão muita sorte se conseguirem sair ilesos. O futebol no Brasil está cheio de suborno e corrupção. Um dos objetivos da nossa visita foi educar os brasileiros de acordo com as regras do futebol, mas serão necessários anos para livrar o futebol brasileiro da corrupção".

Ironia do destino, o Brasil chegou à final, e o juiz foi o inglês George Reader...

APELIDO

Na imprensa espanhola, o esforço era para explicar por que os anfitriões chamavam João Ferreira de Bigode. "Os brasileiros e seus nomes de guerra: os jogadores têm seu nome de batalha da mesma forma que os artistas de cinema."

-

A CASA DA FIFA Em 1950, o Congresso da entidade aconteceu no hotel Quitandinha, em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na Copa deste ano, a sede do evento é o Transamérica Expo Center, em São Paulo

-

URUGUAI FOI O ÚLTIMO TIME A CHEGAR

O futuro campeão foi o último a chegar. Desembarcou no Rio e foi apontado como favorito pelo técnico inglês. A explicação era simples: com as desistências de Argentina e França, teriam só um fraco rival na fase inicial, a Bolívia. "Vão estar como tinta fresca no final."

"Vão estar como tinta fresca no final"
Walter Winterbottom
técnico da Inglaterra

-

Venda de ingressos para jogo do Brasil acabou em confusão

A Copa de 2014 não será o primeiro Mundial brasileiro com tumulto na venda de ingressos. "O Globo" relatou assim o penúltimo jogo do Brasil, contra a Espanha:

"O que ocorreu ontem teria sido ainda consequência das explorações, dos vexames e da angústia que se expôs o povo durante 48 horas, nos quatro postos de vendas de ingressos. A decepção depois de longa espera, 45 horas na fila, para não conseguir nada, o tripúdio dos cambistas fazendo negócios às escâncaras e, pior do que isso, a venda à mesma pessoa de centenas e às vezes de milhares de ingressos. Aquelas 50 mil pessoas estavam movidas por um sentimento como de espoliação."

A confusão daquele jogo resultou em um morto e 206 feridos.

-

Evento afundou candidatura da Argentina a sede

No Congresso da Fifa, houve debate sobre a sede de 1962, desejada pela Argentina. Mas, como os vizinhos tinham boicotado a Copa de 1950, a candidatura foi bombardeada -melhor para o Chile. Decidiu-se também que a Fifa reataria relações com Alemanha e Japão, barradas por causa da 2ª Guerra.

-

BEBIDA OFICIAL A Coca-Cola era a patrocinadora da seleção brasileira em 1950

-

JORNALISTA CONSOLOU JOGADOR BRASILEIRO

O clima de já ganhou não era só dos brasileiros. O britânico "Gloucestershire Echo" titulou: "Copa do Mundo no bolso do Brasil". Após a virada, o "La Vanguardia" trouxe: "Os três últimos minutos são indescritíveis, pela emoção que tomou os 170 mil espectadores". O meia Danilo foi o último a sair: "Foi uma desgraça! Por Deus ainda não acredito como isso me sucedeu. Quisera que a terra se abrisse e me tragasse de uma vez". O repórter de "O Globo" tentou consolá-lo: "Mas você não jogou tão mal assim, Danilo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página