Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Spurs vencem Heat, e Splitter é 1º campeão brasileiro da NBA

basquete Equipe do Texas se vinga de derrota do ano passado, ganha de 104 a 87 e fecha série final em 4 a 1

DE SÃO PAULO

Aos 29 anos, o pivô catarinense Tiago Splitter tornou-se neste domingo (15) o primeiro brasileiro a conquistar o título da NBA, a liga norte-americana de basquete.

Sua equipe, o San Antonio Spurs, venceu em casa o Miami Heat, do astro LeBron James, por 104 a 87 e selou a conquista do campeonato com quatro vitórias, ante apenas uma do rival na série final.

Com a conquista, o time do Texas conseguiu se vingar da derrota sofrida no ano passado e evitou que o adversário levasse seu terceiro título seguido. Em 2013, o Miami Heat venceu a série de sete partidas por 4 a 3. Splitter já fazia parte da equipe vice-campeã.

Este é o quinto título do San Antonio Spurs na NBA. O time já havia vencido os campeonatos em 1999, 2003, 2005 e 2007.

O brasileiro está em sua quarta temporada na NBA. Chegou ao San Antonio em 2010, três anos após ter sido escolhido no "draft" (nome em inglês para sorteio de jovens jogadores na NBA).

A espera para oficializar sua contratação ocorreu porque os dirigentes texanos não queriam pagar a multa rescisória pedida pelo espanhol Caja Laboral, que Splitter defendia.

Em 2010, ele conquistou o título de jogador mais valioso no campeonato nacional espanhol, feito inédito para os brasileiros.

Tiago Splitter atuava na Espanha desde os 15 anos, quando deixou o Brasil. Naquela época, ele era o mais jovem jogador brasileiro, entre os esportes mais populares no país, a se profissionalizar. No Brasil, ele se destacou pelo Ipiranga/Blumenau.

RESERVA

Nas duas primeiras partidas das finais, Splitter começou como titular, mas foi para a reserva nos jogos realizados em Miami.

Na partida deste domingo, a equipe de Miami até ameaçou estragar a festa dos donos da casa e ensaiou uma reação, ao vencer o primeiro quarto por 29 a 22.

O desempenho dos visitantes, porém, não se repetiu nos dois quartos seguidos. No segundo e no terceiro, os Spurs venceram por 25 a 11 e 30 a 18, respectivamente. O Miami até venceu o último quarto por 29 a 27, mas não foi suficiente.

Splitter esteve em quadra por 11 minutos, pegou 16 rebotes e marcou três pontos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página