Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Golaço não salva Austrália, e Holanda garante sua vaga

Depois de ficarem atrás no placar, holandeses fizeram 3 a 2 nos australianos; em dois jogos na Copa, marcaram 8 gols

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE DE SÃO PAULO

Apesar do golaço marcado pelo destro Tim Cahill, 34, em um belo voleio de perna esquerda, a Austrália não conseguiu superar a Holanda nesta quarta-feira (18), em Porto Alegre, e perdeu por 3 a 2.

Os holandeses sofreram, estiveram atrás no placar, mas no fim fizeram valer sua força. Com o resultado, a equipe já se garantiu nas oitavas.

O trio Robben, Van Persie e Sneijder, que comandou a goleada sobre a Espanha na estreia, teve dificuldades para encontrar espaços. Mesmo assim, o ataque holandês chegou a oito gols em dois jogos.

A Holanda foi pressionada durante a maior parte do jogo. Animada por 14 mil australianos nas arquibancadas, a Austrália começou melhor e levava perigo no ataque.

Aos 20 min, porém, Robben arrancou ainda no meio de campo, avançou sem marcação e chutou à esquerda do goleiro Ryan para fazer 1 a 0.

Bastaram poucos passes após a saída de bola para a Austrália empatar.

Cahill, maior artilheiro da história da equipe, pegou de primeira o lançamento vindo da direita e fez um dos mais bonitos gols do Mundial.

O atacante, que foi o primeiro jogador a marcar em Copas pela seleção da Austrália, em 2006, fez seu quinto gol em Mundiais.

Na semana passada, contra o Chile, havia se tornado o único australiano a fazer gols em três edições de Copa. Em 2010, marcou contra a Sérvia.

Suspenso com o segundo cartão amarelo, Cahill --que defende o New York Red Bulls, dos EUA, desde 2008-- está fora do próximo jogo da Austrália, contra a Espanha, na segunda (23). Ambas já estão eliminadas da competição.

O gol desta quarta-feira empolgou os australianos, que prendiam mais a bola no ataque, enquanto Van Persie e Sneijder pouco apareciam em campo.

No início do segundo tempo, o bom desempenho foi transformado em vantagem no placar. O juiz marcou pênalti após uma bola na mão do holandês Janmaat. Jedinak converteu.

A Holanda voltou a empatar aos 13 min, quando Van Persie recebeu livre na área para marcar.

O jogo ficou mais animado, mas o sonho australiano de desbancar a sensação do Mundial terminou logo depois. Aos 23 min, o holandês Depay, que havia entrado no fim do primeiro tempo, arriscou de muito longe e contou com a falha do goleiro Ryan.

Ao término do duelo, o rei da Holanda, Guilherme Alexandre, e a rainha Máxima, que assistiram à vitória das tribunas, foram ao vestiário cumprimentar os jogadores.

O técnico da Holanda, Louis van Gaal, reclamou após o jogo das constantes perdas de posse de bola e disse que não há "nada a aprender" da partida. "Foi um jogo mentalmente exigente."

DESMAIO

No fim do primeiro tempo, o zagueiro holandês Bruno Martins Indi sofreu a primeira lesão preocupante em um jogo da Copa ao se machucar em um lance com Cahill.

A queda não chegou a ser violenta, mas o choque com o solo, sim. O defensor bateu o rosto no gramado, desmaiou e saiu de campo imobilizado na maca. A suspeita em campo era de lesão na coluna.

Indi foi levado a um hospital de Porto Alegre, onde foi constatado um traumatismo craniano leve. Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, ele deveria ficar em observação por algumas horas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página