Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com atacantes sem inspiração, zagueiros garantem classificação

QUARTAS Em lances de bola parada, Thiago Silva e David Luiz marcam na vitória sobre a Colômbia e asseguram o 5º dos 7 degraus da conta de Felipão até o título

DOS ENVIADOS A FORTALEZA

Desta vez, não teve choro. Mas a emoção tomou conta do Castelão até o último minuto e os zagueiros confirmaram a classificação da seleção às semifinais diante de cerca de 60 mil torcedores.

Com o ataque sem muita inspiração, Thiago Silva e David Luiz foram decisivos na emocionante vitória contra a Colômbia, por 2 a 1. Eles marcaram os gols do time em dois lances de bola parada.

Thiago abriu o placar aos 7 min ao aproveitar o escanteio cobrado por Neymar.

David Luiz ampliou, de falta, aos 24 min do segundo tempo. Foi o segundo gol do jogador neste Mundial. Nos minutos finais, teve o seu nome gritado pelos torcedores.

"Foi algo fantástico, bati na bola no ponto exato. Quando conseguimos fazer isso, ela muda de direção e conseguimos enganar o goleiro. Estou muito feliz", disse David Luiz, que, segundo Felipão, copiou a batida do ex-meia Marcelinho Carioca, exímio cobrador de faltas.

No final do jogo, David Luiz foi consolar James Rodríguez, melhor jogador da Colômbia e artilheiro da Copa. James descontou, de pênalti, aos 35 min do segundo tempo.

Com a vitória, a seleção enfrentará a Alemanha na semifinal. O segundo confronto entre as duas equipes em Copas será na terça (8), no Mineirão. O primeiro foi a final de 2002, vencida pelo Brasil.

Protagonista de uma das cenas mais dramáticas da seleção nesta Copa, quando chorou várias vezes na dramática classificação contra o Chile, Thiago Silva foi um dos destaques do jogo, mas não enfrentará os alemães. Ele recebeu o segundo cartão amarelo por esbarrar no goleiro Ospina em uma reposição de bola e cumprirá suspensão.

O reforço emocional dado pela comissão técnica e pela psicóloga Regina Brandão nos últimos dias funcionou.

Mesmo com a pressão da torcida e dos colombianos, os jogadores deixaram a emoção de lado em campo. Eles extravasaram após o apito final do árbitro. Alguns se jogaram no gramado.

"As pessoas dizem que quem se emociona não cumpre seu papel em campo. Escutei algumas coisas, tanto Ayrton Senna [tricampeão mundial de F-1] quanto Oscar Schmidt [ex-jogador de basquete] se entregavam de corpo e alma, por isso tinham aquele choro. O meu é de emoção porque também me entrego", disse Thiago Silva.

Apesar de resistir por quatro jogos, Felipão mexeu nesta sexta na equipe e deu certo. Ele colocou Maicon no lugar de Daniel Alves.

O time se acertou na defesa e não se expôs muito pela direita. E, pela primeira vez, a estratégia da pressão nos 15 minutos iniciais deu certo.

Com os times no ataque, o jogo foi emocionante até o apito final --houve longos cinco minutos de acréscimos. "Eram sete degraus. Faltam dois agora", disse Felipão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página