Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para seus antigos vizinhos de Rosário, Messi é apenas Lionel

MARCEL MERGUIZO ENVIADO A ROSÁRIO (ARGENTINA)

A rua de apenas duas quadras começa em um campinho, bem pequeno. As velhas traves feitas com galhos de árvore já não existem mais. Mas naquela grama maltratada, naquela Calle Estado de Israel, cresceu Lionel Messi.

O "terrível" com as bolas nos pés, segundo os meninos. O "Liobol", que passava o dia com a "pelota" embaixo do braço, segundo as meninas. Esse é o Messi que retorna para o lugar que chama de lar, no subúrbio de Rosário (a cerca de 300 km da capital Buenos Aires) sempre que pode.

As festas de fim de ano Messi passou na modesta casa da sogra de seu irmão Matías, vizinha de onde ainda moram seus pais no humilde bairro chamado La Bajada.

O Natal e o Réveillon foram na companhia dos velhos amigos, familiares, do filho, Thiago, e da mulher, Antonella Roccuzzo, que, aliás, conheceu na vizinhança.

"Para nós, não há Messi rico ou pobre, é simplesmente ele. Segue sendo nosso vizinho", diz Marta, 73, exibindo foto autografada pelo craque.

Ao lado da filha, Alejandra Ferreyra, 40, a vizinha lembra que Messi virou o ano da Copa dançando na rua com todos. "Sem ostentar nada, é o mesmo de sempre, tímido e humilde. Aqui não temos a dimensão do que ele fez no mundo", explica Alejandra.

Eleito quatro vezes melhor do mundo e às vésperas de sua primeira final de Copa, o camisa 10 da Argentina ainda é lembrado como o menino que andava de bicicleta e não largava a bola por nada.

Na porta de casa, Clara Quiroz, 79, lembra-se de Celia, mãe de Lionel, grávida, caminhando pela rua. "Ele gosta daqui por que é onde se sente normal", diz o amigo Juan Carlo Ricci, 34.

Hoje Messi tem 27 anos e 1,69 m, mas dos 7 aos 12 já incomodava Juan Carlo, zagueiro no campinho da esquina. "Eu pegava' muito, mas não adiantava, ele já jogava como hoje. É terrível", lembra.

Aos 13 Messi mudou-se para Barcelona, na Espanha. Mas sempre se recolhe em seu verdadeiro lar. Antes do Mundial, passou em La Bajada. Não gostou das pinturas que fizeram no muro do antigo campinho. "Ele só gostou daquela [aponta para uma imagem de Messi de costas]", ri o amigo que tem a mesma sogra do irmão de Messi.

Ali, naquele cantinho da cidade que viu nascer Che Guevara, o filho ilustre do século 21 na verdade é apenas o filho de Jorge e Celia, irmão de Rodrigo, Matías e Marisol. É o ex-estudante do colégio General las Heras, ao lado do campo de futebol do Exército, onde já chamava a atenção. Antes de aquele ser o bairro, a rua, a casa de Messi.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página