Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Franz Beckenbauer

A Alemanha já é a campeã dos corações

A seleção de Löw pode contar com a sensação de jogar o seu último desafio da Copa em casa

Até agora, poucos me perguntaram sobre Argentina x Alemanha. Todo o mundo quer saber mesmo como foi possível derrotar o anfitrião Brasil por 7 a 1. Como conseguiram esse milagre? O incrível placar lançou uma sombra escura sobre o Brasil, paralisando a vida, e a alegria quanto ao jogo, por lá. Não há outro assunto. Deve demorar bastante para superarem o choque.

Antes da semifinal, eu já avisara que, sem Neymar e Thiago Silva, seria difícil, mesmo que a seleção se fechasse. Os brasileiros jamais foram convincentes nesta Copa. Uma equipe de brilhantes individualistas que terminou sobrecarregada por ser vista como favorita. O time não funcionou como em seus melhores momentos.

Via-se o medo no rosto dos jogadores brasileiros já durante o hino nacional. Eles cantavam quase gritando, afirmando sua coragem. Colocaram-se sob pressão demais e erguiam a camisa de Neymar durante o hino. A pressão já era gigantesca, considerando a fervorosa espera de 200 milhões de compatriotas pelo título.

Os brasileiros jogaram com medo e sua autoconfiança parecia ter desaparecido, e era realmente aparente que tinham imenso respeito pelo adversário. Cederam gols mesmo em momentos nos quais tinham mais jogadores na defesa do que a Alemanha tinha no ataque. Foi acima de tudo no primeiro tempo, quando o placar já era de 5 a 0, que se via claramente que eles estavam muito distantes dos adversários, o que permitia aos alemães escolher calmamente aonde queriam ir com a bola. De alguma forma, todo o sistema brasileiro simplesmente não funcionou, algo que naturalmente teve a ver com o fato de que a equipe alemã jogou de maneira espetacular.

O time inteiro movia-se constantemente, e os jogadores se apresentavam. Parece algo óbvio, mas não é. Sem um Neymar ou um Lionel Messi, os rapazes de "Jogi" Löw se harmonizam como time, que conta com um bloco de seis atletas do Bayern de Munique, entre os quais o melhor goleiro do mundo --Manuel Neuer.

É claro que não existe garantia de que a Alemanha volte a exibir a mesma forma na final. Mas o respeito dos outros pela equipe cresceu ainda mais depois dos 7 a 1.

No domingo, a Alemanha pode contar com a sensação de jogar em casa no Maracanã. Não só porque os argentinos não são exatamente amados pelos brasileiros mas pelos gestos dos jogadores alemães, que depois da semifinal tentaram consolar os brasileiros em sua tristeza. Uma demonstração de espírito esportivo e cavalheirismo, gestos de um grande time.

Ainda assim, os argentinos podem ser perigosos. Veja os holandeses, um time convincente durante o torneio, mas que na semifinal pegou a Argentina com uma defesa impenetrável. Tentar superá-la será um imenso desafio para os alemães. E há ainda o superastro Lionel Messi, que, se não for marcado sempre, pode decidir a partida em uma jogada de gênio.

Além disso, na decisão por pênaltis diante dos holandeses, os argentinos demonstraram ter nervos fortes, quando o goleiro Romero defendeu duas cobranças.

Temo que não devamos esperar muitos gols na final. A menos que os alemães consigam elevar ainda mais o seu jogo. De qualquer forma, eles já são campeões do mundo no coração das pessoas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página