Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

 2016

Estatuto da APO amplia poder de seu presidente, Márcio Fortes

DO RIO - A APO (Autoridade Pública Olímpica) aprovou seu estatuto e ampliou os poderes de seu presidente, Márcio Fortes. Foi criada nova diretoria para que ele possa ter poder de veto em algumas decisões.

A nova estrutura, aprovada no dia 27, criou a Diretoria Colegiada, presidida por Fortes e composta por outros quatro diretores. "Na lei anterior, a diretoria era comandada por um diretor-executivo. O presidente era simplesmente um supervisor e representante, coisas genéricas. Não é o meu estilo. Como estava, era uma rainha da Inglaterra", afirmou Fortes.

A APO é um consórcio público dos governos federal, estadual e municipal criado para monitorar investimentos e ações para a Rio-2016. A princípio, não executa obras, mas poderá fazê-lo em caso de atraso que comprometa os Jogos.

É competência da Diretoria Colegiada, por exemplo, executar obras assumidas pela APO. Suas decisões, porém, devem ser aprovadas pelo Conselho Público Olímpico, presidido pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Na prática, Fortes agora controla o dia a dia da APO.

Entre os integrantes do Conselho de Governança do órgão, que tem caráter consultivo, está o empresário Jorge Gerdau, indicado por Dilma Rousseff.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.