Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alemanha busca 1º título pós-Copa com 'garotos adultos'

EUROPA
Campeã mundial enfrenta Portugal na final de torneio sub-19 com geração já lembrada por Löw

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Dezoito dias depois da conquista do tetracampeonato mundial, no Brasil, a Alemanha joga nesta quinta-feira (31) por um novo título.

Desta vez, quem vai a campo em busca da taça não é Lahm, Götze, Kroos, Neuer e Schweinsteiger, mas sim a geração que já está sendo preparada para sucedê-los.

Não é exagero afirmar que o grupo nascido a partir de 1995, que disputa a final do Europeu sub-19 contra Portugal, na Hungria, está sendo moldado para formar a seleção adulta em futuro breve.

O técnico Joachim Löw incluiu na lista preliminar da Copa do Mundo dois jogadores com idade para disputar o torneio de base: os meias Max Meyer, 18, e Leon Goretzka, 19, ambos do Schalke 04.

A dupla jogou amistosos pré-Mundial e acabou sendo cortada da convocação final. Mas não importa. O objetivo principal, de ganhar experiência, estava cumprido.

Desde 2002, quando entrou em prática a série de medidas que reestruturou o futebol alemão, a ordem é clara: priorizar a juventude.

O processo começa com as 366 bases de prospecção de talentos espalhadas pelo país e termina na implantação de uma filosofia aos treinadores de clubes (e também da seleção) para que deem espaço aos jogadores mais jovens.

Não à toa, mesmo sem Meyer e Goretzka, já astros do Alemão e liberados do Europeu, os 18 jogadores da Alemanha sub-19 acumulam 74 partidas de primeira divisão --enquanto isso, nenhum português entrou em campo na elite de uma liga nacional.

O zagueiro e capitão Stark foi titular do Nuremberg em boa parte da temporada passada. O meia Brandt marcou pelo Bayer Leverkusen e jogou duas vezes no mata-mata da Liga dos Campeões.

O objetivo deles é repetir a mesma trajetória de 22 dos 23 jogadores do tetra alemão. E já dentro de um curto prazo.

Do elenco que voltou do Brasil com a Copa do Mundo, somente o atacante Miroslav Klose não disputou competições de base pela Alemanha. E sete atletas, inclusive Götze, autor do gol do título, tinham no máximo 23 anos.

Bem diferente da seleção anfitriã. Oscar, Bernard e Neymar foram os únicos sub-23 convocados por Felipão.

A equipe contava ainda com 11 atletas que disputaram competições oficiais pelo Brasil. Mas o time que rendeu o último título mundial do país, o sub-20 de 2011, gerou só um convocado: Oscar.

NA TV
Alemanha x Portugal
14h SporTV 2


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página