Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Paulo Vinícius Coelho

O time nasce depois

O Cruzeiro é o melhor do Brasil e joga junto há um ano e meio; Marcelo Oliveira é o maior profeta

Marcelo Oliveira é o técnico do Cruzeiro, campeão brasileiro e líder do Brasileirão desde a 16ª rodada de 2013. Já são 35 jogos de dois campeonatos sem saber o que se sente em segundo lugar.

Sua definição sobre a qualidade de sua própria equipe é definitiva: "Por mais que você treine, as jogadas só acontecem por causa da frequência da escalação. Digo isso desde os tempos de jogador. Eu sempre sabia o que o Reinaldo ia fazer", disse por telefone, na sexta passada.

Marcelo e Reinaldo fizeram a dupla de ataque do Atlético Mineiro de Telê Santana, campeão estadual de 1976.

Telê fez seu melhor trabalho no São Paulo, onde passou cinco anos, no início dos anos de 1990. Naquele Atlético de Reinaldo e Marcelo, passou três temporadas.

Marcelo Oliveira é o único técnico de um time da Série A do Campeonato Brasileiro neste fim de semana que está no mesmo cargo há mais de um ano.

O único!

"O Brasil continua revelando grandes jogadores. Não produz craques na mesma quantidade de antes, mas um problema aqui é que os times não têm trabalhos de médio e longo prazo, com manutenção de treinadores e jogadores."

Com a definição acima, Marcelo Oliveira não se credencia apenas ao posto de melhor técnico do Brasil de hoje. Credencia-se ao papel de maior profeta.

De tão difícil ouvir o óbvio, é música para os ouvidos quando a definição precisa vem de quem vence tanto.

Não que os maiores times da história repetissem escalações em todas as suas partidas. A melhor formação do Santos de Pelé jogou inteirinha junta dez vezes apenas: Gilmar, Lima, Mauro e Dalmo; Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Mas treinaram juntos todos os dias por anos.

As transformações políticas são importantes, assim como o refinanciamento da dívida, a limitação de gastos e salários dos clubes, a discussão do calendário... Tudo isso tem de acontecer para o futebol brasileiro melhorar.

Mas o maior atraso é não perceber que não se constrói um time sem apostar no trabalho coletivo. E este exige tempo, conjunto.

O Cruzeiro é o melhor do Brasil e joga junto há um ano e meio. Antes, o Corinthians era apontado como o melhor e levou dois anos para ser compreendido assim. O mesmo aconteceu no Atlético.

A Premier League começará em agosto com 14 técnicos nos mesmos clubes em que terminaram a temporada passada na Inglaterra.

A Liga Espanhola começará com 13 técnicos iguais e na Alemanha só houve quatro mudanças. Eles jogam bem porque mantêm o trabalho ou o mantêm porque jogam bem?

Marcelo Oliveira explica muito bem se o ovo veio antes ou depois da galinha.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página