Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lado B

Corinthians estreia amanhã na Copa São Paulo, teste para suas categorias de base, que Andres Sanchez admite ter deixado em segundo plano

Jorge Araujo/Folhapress/Sao Paulo,SP,Brasil
O técnico Narciso, ex-jogador do Santos, comanda treino do time júnior do Corinthians
O técnico Narciso, ex-jogador do Santos, comanda treino do time júnior do Corinthians

MARTÍN FERNANDEZ
de são paulo

Começa hoje a Copa São Paulo de futebol júnior,

última chance de redenção para a gestão das categorias de base do Corinthians.

Quando se licenciou do clube, em dezembro do ano passado, o presidente Andres Sanchez admitiu que a maior falha de seu mandato havia sido o abandono da base.

Amanhã, o time estreia na Copa São Paulo em Jaguariúna (cerca de 130 km de São Paulo) contra o Santos da Paraíba. Completam o grupo a Desportiva (ES) e o Juventus.

"Essa atual diretoria deu menos atenção à base, realmente foi assim, mas isso vai mudar, o foco agora vai ser na formação de jogadores", disse Domingos Tamarozzi Neto, assessor de futebol da base do Corinthians.

Em 2011, a seleção brasileira sub-20 ganhou o Sul-Americano e o Mundial da categoria. Não havia jogador corintiano em nenhuma das duas conquistas -ambas com Ney Franco como treinador.

Em outubro de 2010, o comando do setor foi trocado, mas os resultados ainda não apareceram, nem com títulos nem com a formação de atletas -o time não passou da primeira fase das duas últimas edições do Campeonato Brasileiro sub-20.

Do time titular campeão brasileiro no ano passado, só o goleiro Júlio César foi forjado no Parque São Jorge.

Com o aumento expressivo na arrecadação (o clube faturou R$ 247 milhões nos dez primeiros meses de 2011), ficou mais fácil contratar jogadores prontos do que esperar pelos frutos da base.

O início da construção do estádio em Itaquera, no ano passado, resultou no despejo de várias categorias que tinham naquele terreno campos de treino e alojamento.

A solução foi fazer uma parceria com o Flamengo de Guarulhos, que abrigou uma parte dos jogadores.

"Claro que a situação não foi ideal, sobretudo por causa de logística, mas os treinamentos e a formação dos jogadores não foram prejudicados", afirmou Tamarozzi.

Na prática, o Corinthians vai ter dois times nesta Copa São Paulo: um vestirá o tradicional uniforme do clube e o outro, a camisa do Flamengo de Guarulhos.

O time A será o Corinthians, treinado pelo ex-zagueiro Narciso, que também trabalhou na base do Santos. O Flamengo será o time B, comandado por Zé Augusto, funcionário do clube.

Ao mesmo tempo em que admite ter falhado na base, o Corinthians retoma os investimentos nas categorias.

No fim do ano passado, Andres anunciou o início da construção de um centro de treinamento com capacidade para abrigar cem atletas que deve ser inaugurado em 2013 e ficará ao lado de onde trabalham os profissionais.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.