Índice geral Esporte
Esporte
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lar doce lar

Trio de Ferro abandona resorts e spas e treinará em seus próprios CTs na pré-temporada 2012

DE SÃO PAULO

O Trio de Ferro vai fazer a pré-temporada de 2012 em casa. Corinthians, Palmeiras e São Paulo vão treinar em seus respectivos CTs, em vez de se trancarem em spas e resorts no interior do Estado.

Os três clubes iniciam hoje os preparativos para as competições do primeiro semestre: Libertadores (para os campeões brasileiros), Copa do Brasil (para os outros dois) e Paulista (para todos).

O Corinthians vai usar pela primeira vez seu hotel, inaugurado no final do ano passado como último ato da administração de Andres Sanchez, que se afastou do cargo após a conquista do título nacional, em dezembro.

Nos últimos quatro anos, o Corinthians fez pré-temporada no Spa Sport, em Itu, que ficou tão famoso por suas instalações quanto pelas reclamações de Ronaldo.

O clube deixou de terceirizar a pré-temporada, mas o proprietário do hotel em Itu não reclama. "Muitos hóspedes vêm aqui para ver onde o Corinthians ficava, querem ver o quarto onde o Ronaldo dormia", conta José Carlos Otonari, dono do complexo.

"Neste ano, não temos nenhum time brasileiro aqui, mas vamos alugar para o Hyundai, da Coreia do Sul, que vem treinar", completa.

Por treinar e se concentrar no próprio CT, o Corinthians espera economizar até R$ 800 mil por temporada.

O São Paulo, veterano das sessões preparatórias em casa, vai utilizar pela primeira vez o CT de Cotia, onde treinam e moram os atletas das categorias de base, em vez do CT profissional, no bairro da Barra Funda, na capital.

"Em Cotia, há mais tranquilidade, mais isolamento. Em pré-temporadas, isso é muito vantajoso", afirma o vice de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes.

Durante os dias em que ficarão concentrados na sede das categorias menores, os profissionais são-paulinos irão conviver com os jovens sub-19 da Copa São Paulo.

O CT de Cotia, cujo hotel ficou pronto recentemente, é o xodó do presidente Juvenal Juvêncio, que costuma utilizá-lo como plataforma política e peça de marketing.

Ao longo de 2010, o time principal realizou alguns treinos no local. O centro também foi palco da apresentação do meia Rivaldo, que deixou o clube e não se reapresenta na manhã de hoje.

Pelo segundo ano consecutivo, o Palmeiras abandonará Atibaia, onde costumava se hospedar em suas pré-temporadas. Luiz Felipe Scolari e sua equipe vão trabalhar no centro de treinamento do clube e se hospedarão em um hotel na capital com o qual o time mantém convênio desde o ano passado.

"Nós temos um belíssimo CT e um hotel próximo. Os atletas ficam perto da família, em São Paulo. Quer coisa melhor?", diz Roberto Frizzo, vice de futebol do Palmeiras.

Segundo o cartola, a questão financeira nem passou pela pauta da diretoria, que decidiu que a pré-temporada seria caseira em conjunto com a comissão técnica.

"Ocorre que não teria nenhum lugar com a estrutura do nosso CT", conta Frizzo.

No Santos, reapresentam-se hoje os jogadores que não atuaram no Mundial.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.