Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Chamado de 'o cara', Bottas ofusca Massa

F-1
Quinto no Mundial, finlandês da Williams tem conseguido resultados mais expressivos que o brasileiro

TATIANA CUNHA DE MARSELHA

Foi ainda no início de abril, no Bahrein, durante seu primeiro final de semana como chefe dos engenheiros da Williams após uma passagem de sete anos pela Ferrari que Rob Smedley deu a dica.

"Valtteri [Bottas] é o cara'. Não temo em dizer que, como entusiasta do esporte, sempre acompanhei de perto os pilotos e vi que ele tinha potencial", disse, na ocasião, após ter apenas alguns dias de contato com o finlandês.

"Ele chegou na F-1 no ano passado e acabou com seu companheiro [Pastor Maldonado]. Fazer isso sendo tão jovem e com tão pouca experiência é algo impressionante. Valtteri vai ser um grande piloto, não tenho dúvidas."

Nove corridas depois, Bottas já provou que a impressão que deixou em seu chefe era mais que justificada. Quinto colocado no Mundial de pilotos com 11 pontos a menos que o bicampeão Fernando Alonso, está 12 à frente do tetracampeão Sebastian Vettel.

No último domingo, chegou em terceiro no GP da Bélgica, vencido por Daniel Ricciardo, e foi ao pódio pela quarta vez em cinco corridas, algo que somente Lewis Hamilton, o vice-líder do Mundial, conseguiu repetir.

"Acho que estou no caminho certo. Quarto pódio na minha carreira e quarto nesta temporada. Ainda estou buscando o lugar mais alto, mas acho que por enquanto está bom assim, já que o futuro é o que importa", disse o finlandês no domingo após, pela oitava vez em 12 corridas disputadas, chegar na frente se seu companheiro de equipe, o brasileiro Felipe Massa.

DISPUTA INTERNA

A disputa interna na Williams, por enquanto, não tem sido um problema para Bottas, bem menos experiente que o parceiro. Em seu segundo ano como titular na F-1, Bottas disputou apenas 31 corridas na categoria. Já Massa tem 203 GPs no currículo.

Veloz nos treinos de classificação e constante durante as corridas, Bottas ainda tem contado com os azares de Massa neste ano para aumentar a diferença no Mundial. Enquanto o finlandês soma 110 pontos, o ex-ferrarista tem apenas 40 e é o nono.

Tanto em treinos de classificação como em GPs, o placar entre a dupla da Williams é o mesmo. Massa ficou à frente em quatro oportunidades contra oito do parceiro.

Bottas só deixou de pontuar em Mônaco, quando abandonou com um problema de motor. Já Massa ficou fora da zona de pontuação em sete provas, quatro por batidas.

"Fui competitivo na maioria das provas até aqui, mas tive muitos problemas que eu não podia fazer nada para evitar", disse Massa, que, no último domingo adicionou mais um problema em sua extensa lista de 2014.

Um pedaço de carro da batida entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg ficou preso no seu Williams, fazendo com que ele perdesse desempenho e chegasse em 13º.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página