Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Magnano adota 'confessionário' para pacificar seleção brasileira

BASQUETE
Após rusga, técnico se encontrou com astros para garantir participação em Mundial

MARIANA BASTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE GRANADA

Às vésperas do início do Mundial masculino da Espanha, que começa neste sábado (30), a seleção brasileira vive clima de tranquilidade entre o técnico Rubén Magnano e jogadores, situação bem distinta do que ocorreu há pouco menos de um ano.

Na ocasião, o time, desfalcado dos principais astros, protagonizou um dos maiores fiascos de sua história ao perder os quatro jogos que disputou na Copa América.

O fracasso quase custou ao Brasil a participação no Mundial --foi convidado pela federação internacional-- e rendeu rusgas entre Magnano e jogadores da NBA que haviam pedido dispensa. Há um ano, o argentino esbravejou: "Sou responsável, mas também os jogadores que decidiram não estar aqui."

O treinador esteve com o cargo a perigo, mas permaneceu. Para contornar a situação, foi atrás de cada um dos jogadores para contemporizar. Estiveram fora da Copa América Anderson Varejão, Nenê, Tiago Splitter e Leandrinho.

"Vivemos uma situação muito particular na Copa América. Acho que ficou claro que, sem os jogadores mais importantes, é difícil enfrentar um jogo de Mundial ou de Olimpíada", afirmou o argentino. "Fui diretamente falar cara a cara com eles. Acho que tivemos um bom resultado com essas conversas."

Desde 2010, quando Magnano chegou à seleção, essa é apenas a segunda vez que ele consegue reunir os melhores jogadores em um torneio. A outra vez foi em 2012, quando conduziu o Brasil ao quinto lugar nos Jogos de Londres.

Magnano se recusou a comentar o teor das conversas, guardado como "segredo de confessionário."

"Se você fizer uma confissão a um padre e depois alguém perguntar a ele o que foi confessado, ele não vai dizer. São conversas privadas que tive com cada jogador. O que posso dizer é que falei da importância que a seleção deve ter em suas vidas."

Com as desavenças resolvidas, a seleção agora se gaba de disputar ao Mundial com uma equipe competitiva. Splitter, por exemplo, chega ao campeonato em alta depois de conquistar o título da NBA pelo San Antonio Spurs.

Além disso, a equipe brasileira teve tranquilidade para fazer uma extensa preparação para Mundial. A concentração durou cerca de 40 dias, incluindo muitos treinamentos e amistosos.

O Brasil compõe o grupo A, ao lado de Espanha, França, Egito, Irã e Sérvia. O primeiro adversário será a França, no sábado (30), às 13h.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página