Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fábio Seixas

Chegar chegando

Depois do papelão da última passagem pela F-1, Honda lutará para recuperar sua imagem

Ainda é agosto, estamos a sete meses do início do próximo Mundial, mas a maior das novidades de 2015 já começa a mexer com a F-1.

O retorno da Honda, reativando a histórica parceria com a McLaren. E a gigantesca ambição por trás dessa união.

Os japoneses não brincam em serviço, é sabido. Desta vez, porém, há um sério agravante: eles estão mordidos após a lambança que foi a última empreitada na categoria. Sabem que não têm o direito de errar de novo.

Foram três as aventuras da Honda na F-1.

Na primeira, com equipe própria de 1964 a 1968, eles foram bem, mas abriram mão após o trauma com a morte do novato Jo Schlesser, em Rouen.

A segunda, de 1983 a 1992, foi avassaladora. Como fornecedora de motores, empurrou Williams e McLaren a seis Mundiais de Construtores consecutivos e emplacou uma série de cinco títulos de pilotos --um com Piquet, um com Prost, três com Senna. Tornou-se sinônimo de tecnologia, organização, seriedade.

Qualificações que ficaram manchadas na terceira experiência na F-1. Começou em 2000. Primeiro, como fornecedora de BAR e Jordan. Depois, comprando a BAR e assumindo o time de 2006 a 2008. Um desastre.

Foram 53 GPs e uma só vitória. Mas o pior foi o que aconteceu depois.

A Honda decidiu sair novamente da F-1 e deixou em Brackley um carro no qual investiu pesado. Brawn ficou com esse espólio e adaptou o carro ao motor Mercedes. Produziu-se um fenômeno.

Em um ano de existência, em 17 GPs, a Brawn conquistou 5 poles, 8 vitórias e levou os dois Mundiais. E os japoneses ficaram em casa assistindo pela TV.

Por isso, agora, vêm pesado. Querem chegar chegando. E já buscam Vettel ou Alonso.

Em tese, ambos ainda terão vínculos com suas equipes. O alemão, até o fim de 2015. O espanhol, por uma temporada a mais. Na prática, isso já foi escrito aqui algumas vezes, sabemos que contratos da F-1 existem para serem rasgados.

Outra possibilidade é assinar com um deles e correr com uma dupla tampão no próximo Mundial. Isso explica tanta demora em renovar com Button.

Não seria o ideal, mas já abalaria a concorrência e sinalizaria visão de longo prazo.

O momento é de leilão, de ofertas, de contrapropostas, de espera. E deve se arrastar por mais algumas semanas.

Mas está cada vez mais claro, já uma certeza: a Honda não vai se contentar com o segundo lugar.

RESUMO

Rosberg errou, mas não fez de propósito. Hamilton está uma pilha de nervos. E a Mercedes, até agora, só falou, falou e não fez nada.

fseixasf1@gmail.com


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página