Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Espanhol dá show e vence defesa do Brasil

BASQUETE
Pivô Pau Gasol faz 26 pontos, sai ovacionado de quadra e consolida liderança de sua seleção no Mundial

MARIANA BASTOS COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE GRANADA (ESPANHA)

O que prometia ser um bom duelo entre os pivôs de Brasil e Espanha se tornou um passeio espanhol comandado por um show de Pau Gasol.

Tradicional freguês da Espanha, o Brasil sofreu nesta segunda-feira (1º) sua primeira derrota no Mundial.

Embalados pela torcida, que lotou de vermelho as arquibancadas do Palácio de Esportes de Granada, os espanhóis fecharam o jogo com 19 pontos de vantagem (82 a 63). Agora, são os únicos que se mantêm invictos no Grupo A, liderando a chave.

Antes da partida, as duas equipes haviam duelado 12 vezes em Mundiais e Olimpíadas, com apenas três vitórias brasileiras. O último triunfo sul-americano ocorreu nos Jogos Olímpicos de Londres, quando, em partida polêmica, levantou-se a suspeita de que a Espanha entregara o jogo propositalmente para evitar um duelo com os EUA.

Gasol foi a grande estrela em quadra. Deu três tocos, foi o maior reboteiro do jogo (nove) e cestinha da partida, com 26 pontos. O jogador marcou mais vezes que os quatro pivôs brasileiros --Splitter, Varejão, Nenê e Hettsheimer-- somados (23 pontos).

"Nossa estratégia era tentar fechar a defesa no garrafão e deixarmos um pouco mais livre fora, mas eles, principalmente o Gasol, começaram a acertar bolas de três pontos", lamentou Rubén Magnano, técnico do Brasil.

A cada vez que pegava na bola, Gasol era saudado pela torcida freneticamente.

Quando saiu de quadra faltando 1 min para acabar o jogo, foi aplaudido de pé.

Já o Brasil não mostrou nem de longe o brilho apresentado nas vitórias anteriores. O único momento em que esteve à frente foi quando Tiago Splitter abriu o placar do jogo. Já no primeiro quarto, os espanhóis assumiram o domínio e fecharam a primeira etapa diante de um Brasil apático, que só esboçou alguma reação no segundo quarto, vencido por 18 a 15.

"Sabemos que Brasil é uma equipe dura, que nos faz subir o nível, mas não estava em seu melhor dia. Veremos se nos encontramos mais à frente no torneio", disse Gasol.

De fato, é possível que Brasil e Espanha se cruzem novamente mais à frente. Caso a Espanha se confirme na liderança do grupo A e o Brasil termine em terceiro, as duas equipes voltariam a duelar nas quartas de final.

A seleção brasileira descansa nesta terça (2) e volta à quadra na quarta (3) para disputar sua penúltima partida na primeira fase. Também em Granada, o adversário será a Sérvia, rival na disputa por uma boa posição no grupo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página