Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Globo veta mando de campo de 2 times

PAULISTA
Por falta de estrutura para TV, emissora proíbe que Linense e Oeste recebam os quatro grandes

LUIZ COSENZO
DE SÃO PAULO

Dona dos direitos de transmissão do Paulista, a Globo proibiu os estádios Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, e Amaros, em Itápolis, de receberem partidas transmitidas pela televisão aberta que envolvam Corinthians, Palmeiras, Santos ou São Paulo.

Segundo a emissora, as arenas de Linense e Oeste foram vetadas por não terem "plataformas para o posicionamento de câmeras e estacionamento adequado para caminhões de transmissão".

Em nota emitida pela Central Globo de Televisão, a rede diz ainda que os estádios precisavam ser aperfeiçoados para dar mais conforto e segurança para a torcida.

O presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo Del Nero, confirmou o veto a estádios que não possuam estrutura para a transmissão de TVs.

"Há obrigações contratuais com os patrocinadores e com a Federação Paulista de Futebol que permitem a esta vetar o estádio por falta de estrutura para receber equipamentos para a transmissão de TVs", afirmou o dirigente, via assessoria de imprensa.

A FPF já transferiu Oeste x São Paulo para o estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, a 332 km de Itápolis. A partida será no dia 25, pela segunda rodada.

Porém este duelo será transmitido pelo Sportv, canal fechado da emissora.

"Foi feita a vistoria, e o nosso estádio foi vetado pela Globo. Não temos pontos estratégicos para a colocação das câmeras", disse Mauro Guerra, presidente do Oeste.

"É desagradável, mas temos que aceitar. A região é boa e fica esperando esses jogos, mas eles [Globo e FPF] têm a razão deles", afirmou.

A princípio, o Oeste tinha escolhido mandar os jogos contra os grandes na Arena da Fonte, em Araraquara.

Mas mudou de ideia e optou por receber o São Paulo em Presidente Prudente, que tem arena com capacidade para cerca de 44 mil pessoas -quase 20 mil lugares a mais do que em Araraquara.

Além do São Paulo, o time de Itápolis será mandante ante o Corinthians, em jogo marcado para 1º de abril, pela antepenúltima rodada. O confronto também será realizado em Presidente Prudente.

O Linense, cujo estádio também foi vetado, prometeu atender as exigências da emissora e apresentou dois projetos de modernização.

"O que a Globo pediu ainda não foi feito, mas existe um esforço muito grande da diretoria do Linense e da Prefeitura de Lins para executar essas obras. Não é do dia para a noite que vamos fazer", disse o gerente de futebol do Linense, Waldir Lins.

Com isso, o Linense, que receberá Palmeiras e São Paulo, terá que mudar o local dos jogos ou escolher que sejam transmitidos na TV fechada -Sportv ou pay-per-view. O canal aberto requer qualidade superior de imagem.

O estádio Silvio Salles, da Catanduvense, foi reprovado pela Globo em um primeiro momento. No entanto, a prefeitura da cidade destinou R$ 1,2 milhão para realizar reformas, e a arena foi aprovada.

"Fizemos tudo o que os engenheiros da Globo pediram", afirmou o gerente de futebol do clube de Catanduva, Wagner Violin.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.