Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brasil derrota Espanha na Copa Davis

TÊNIS Thomaz Bellucci bate Roberto Bautista Agut por 3 sets a 1 e classifica país para o Grupo Mundial do torneio

EDUARDO OHATA DE SÃO PAULO

Em um clima de muita emoção, da parte do público e dos tenistas, Thomaz Bellucci venceu neste domingo (14), em São Paulo, o espanhol Roberto Bautista Agut, por 3 sets a 1, 6/4, 3/6, 6/3 e 6/2, para classificar o Brasil ao Grupo Mundial da Davis.

Um sorteio, às 12h (horário de Brasília) desta quinta-feira (18), em Dubai, define o próximo rival dos brasileiros.

Bellucci e Bautista Agut demonstraram bastante nervosismo ao cometer erros e perder pontos no último set da partida. Com raiva, o espanhol chegou a atirar sua raquete ao solo ao perder ponto que poderia definir o quinto game do set a seu favor. Ele foi acalmado pelo capitão do time Espanhol, Carlos Moyá.

Já Bellucci arremessou sua raquete no chão ao jogar uma bola para fora. Logo na sequência, em outro ponto perdido, jogou a raquete novamente ao chão, demonstrando de novo nervosismo.

O clima contagiou a tradicionalmente bem-comportada torcida do tênis, que a cada jogada fazia bastante barulho com os bate-bates distribuídos por um patrocinador. A explosão dos 6.116 torcedores que compareceram ao ginásio do Ibirapuera aconteceu quando Bellucci fechou o quarto e último set.

"A gente dá o máximo, mas às vezes a rapaziada não é muito reconhecida. Hoje nós demonstramos que a gente tem valor", desabafou Bellucci, ainda dentro da quadra.

"Desde que começaram os treinos, mentalizei que tinha possibilidade de ganhar os dois jogos. Para mim, o mais difícil, desde a preparação, é administrar o nervosismo, a ansiedade", disse Bellucci.

A quinta e última partida do confronto, entre Rogério Dutra Silva (BRA) e Pablo Andujar (ESP), que aconteceria na sequência, foi cancelada, já que não valeria mais nada. E até porque a quadra já estava molhada com champanhe e gelo que foram espalhados na comemoração.

Apesar de estar desfalcada de Rafael Nadal e David Ferrer, a Espanha chegara ao Brasil como favorita.

"É um momento muito emocionante. Para o tênis brasileiro, é um momento que vem em boa hora", disse Bellucci após a partida.

Na sexta-feira (12), o tenista (83º do ranking da ATP)havia vencido Pablo Andujar (44º), em uma partida que durou mais de quatro horas e Bautista Agut (15º) derrotara Rogério Dutra Silva (201º). Na tarde de sábado (13), a dupla brasileira formada por Marcelo Melo (5º em duplas) e Bruno Soares (6º em duplas) não enfrentou muitas dificuldades para derrotar Márc López (13º em duplas) e David Marrero (11º em duplas).

O capitão espanhol, Carlos Moyá, pareceu conformado após a partida com o resultado que tirou sua equipe da elite do tênis e a colocou no zonal europeu pela primeira vez em 18 anos.

"O esporte é assim, um dia se vence, no outro se perde", filosofou o ex-tenista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página