Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

São Paulo sediará mais partidas de futebol que o Rio na Olimpíada

2016
Por outro lado, a capital fluminense receberá todos os confrontos da fase decisiva

BERNARDO ITRI DO PAINEL FC PAULO ROBERTO CONDE DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo receberá mais partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016 que o Rio, sede do evento. A capital fluminense, porém, abrigará todos os duelos da fase decisiva, que envolve definição de medalhas.

Em um período de dez dias, São Paulo vai sediar 14 confrontos dos torneios masculino e feminino de futebol.

Belo Horizonte e Brasília também receberão a mesma quantidade de disputas. Rio e Salvador terão oito.

São Paulo será sede de 12 partidas da primeira fase (seis masculinas e seis femininas) e de outras duas válidas pelas quartas de final (também uma de cada sexo).

Será exatamente o mesmo formato em Belo Horizonte e em Brasília, cujos estádios serão Mineirão e Mané Garrincha, respectivamente.

Salvador, que terá a Fonte Nova como palco para o campeonato, verá apenas compromissos da chave masculina fase inicial e, nas quartas, uma partida de cada sexo.

A partir das semifinais, toda a ação se concentrará no Rio. O Maracanã abrigará as quatro semifinais (duas masculinas e duas femininas), as duas finais e as duas disputas pelo terceiro lugar.

A competição deve ter início em 3 de agosto de 2016, dois dias antes da cerimônia de abertura da Rio-2016.

As datas, contudo, ainda podem ser alteradas. O comitê organizador do megaevento divulgará a agenda oficial da competição em novembro.

MARATONA EM SP

Nos bastidores da organização, uma discussão do momento diz respeito à logística em São Paulo.

Diferentemente das outras quatro sedes da modalidade, a cidade ainda não definiu o local dos confrontos.

A Folha apurou que, como a capital paulista tem mais de um estádio com capacidade superior a 40 mil lugares, é provável que ela receba os jogos em dois locais.

Esse cenário é diferente do plano inicial, que previa todas as disputas concentradas em apenas um estádio.

Itaquerão, Morumbi e o novo estádio do Palmeiras, que ainda não foi inaugurado, concorrem pelos direitos.

Em entrevista à Folha em julho, o presidente da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman afirmou que Joseph Blatter, presidente da Fifa, havia apontado o estádio do Corinthians, sede abertura da Copa de 2014, como o candidato natural ao evento.

Além da decisão sobre os estádios que vão abrigar as partidas, os Jogos Olímpicos serão um novo desafio para a cidade devido à maratona de jogos em poucos dias.

Com sete rodadas duplas, a agenda será apertada. A previsão é que sempre seja realizada uma partida de cada sexo no mesmo dia.

Durante a Copa, São Paulo recebeu seis duelos em um intervalo de praticamente 30 dias. Todos foram disputados em só um estádio, o Itaquerão --que viu, além da abertura, um encontro de oitavas de final e outro de semifinal.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página