Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Enferrujou

Com desempenho fraco nas últimas cinco rodadas, o Trio de Ferro do futebol paulista vive má fase e cai na classificação do Brasileiro

DIEGO IWATA LIMA DE SÃO PAULO

Juntos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras conquistaram, nas últimas cinco rodadas do Brasileiro, a mesma quantidade de pontos obtida pelo Atlético-MG, quarto colocado: 12, quatro cada.

Não é por acaso que os componentes do tradicional Trio de Ferro, alcunha que denomina os três clubes de maior torcida em São Paulo desde os anos 1930, veem seus objetivos no torneio cada vez mais distantes.

Nesta temporada, pela primeira vez desde 1998, o Estado não teve um representante na Copa Libertadores.

À medida que as rodadas do campeonato nacional transcorrem, aumenta o risco de o fenômeno se repetir.

Estaria, portanto, o futebol paulista passando por um declínio técnico?

O técnico interino do São Paulo, Milton Cruz, reconhece o baixo rendimento, mas ainda não descarta a conquista do título por parte do seu time, atual terceiro colocado.

"Sabemos que estamos aquém do que deveríamos, mas não desistimos", afirma.

O goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, concorda quando o assunto é má campanha. Porém, faz ponderações.

"Trata-se de uma oscilação natural no campeonato. Nenhum time, além do Cruzeiro, deixou de oscilar", afirma o jogador, que está em reta final de recuperação, após cirurgia no cotovelo direito.

Fábio Santos, lateral esquerdo do Corinthians, vê o acaso como motivo para o declínio simultâneo dos rivais.

"[O mau momento do trio de ferro] é uma coincidência. A situação do Palmeiras é um pouco mais complicada, mas o São Paulo está no G4, onde ficamos por 16, 17 rodadas", analisa o corintiano, cujo time vem de duas derrotas consecutivas no Brasileiro.

DIFERENÇAS

Tostão, colunista da Folha, também atribui a má fase do Trio de Ferro a coincidências. "Uma tabela complicada, às vezes, afeta o rendimento dos times", diz.

O campeão mundial em 1970, pela seleção, também não vê os momentos ruins do trio como relativos ao futebol do Estado. E diferencia as situações dos três clubes.

"A situação do Palmeiras é diferente. O time está muito abaixo dos seus rivais", afirma o colunista.

O Corinthians, cuja última vitória foi justamente sobre o São Paulo, há três rodadas (por 3 a 2), se afastou do líder Cruzeiro e se distanciou do grupo que briga por vaga na Libertadores. Neste momento, está em sétimo, sua pior colocação neste Nacional.

O São Paulo, que ficou a quatro pontos da liderança, não vence há quatro rodadas, perdeu a segunda posição para o Inter e agora está dez pontos atrás do Cruzeiro.

O Palmeiras tem 25 pontos --um a menos que o Botafogo, primeiro fora da degola.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página