Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Neymar vira protagonista no 2º ano de Europa

LIGA DOS CAMPEÕES
Com um gol a cada 59 minutos, atacante é esperança do Barça contra PSG

RAFAEL REIS DE SÃO PAULO

Neymar tem mais gols do que Messi, é o artilheiro do Barcelona e só está atrás de Cristiano Ronaldo na lista de goleadores do Espanhol.

No início de sua segunda temporada na Europa, o atacante deixou de ser o coadjuvante algumas vezes contestado em seu ano de estreia para se tornar protagonista.

O ex-jogador do Santos chega ao confronto com o Paris Saint-Germain, nesta terça-feira (30), na França, pela segunda rodada do Grupo F da Liga dos Campeões, como a principal opção ofensiva para o técnico Luis Enrique.

Em somente seis jogos oficiais com a camisa do Barcelona depois da Copa do Mundo, Neymar já marcou 40% dos gols que fez em 41 partidas na temporada passada.

Foram seis gols em 353 minutos em campo, o equivalente a um a cada 59 minutos. Só contra o Granada, sábado, foram três em 90 minutos.

Entre os principais atacantes do planeta, apenas Cristiano Ronaldo, do arquirrival Real Madrid, tem balançado as redes com maior frequência (a cada 55,3 minutos).

O português é também o único que bate o atacante na artilharia do Espanhol: dez gols, contra seis de Neymar.

O faro goleador do brasileiro está tão apurado que derrota de longe o de Messi, eleito quatro vezes o melhor do mundo. O argentino faz um gol a cada 126 minutos em média desde o fim das férias.

O salto de desempenho de Neymar tem a ver com o novo posicionamento do ataque do Barcelona. Se na temporada passada ele ficava preso na ponta esquerda criando jogadas para Messi, agora tem mais liberdade e é o alvo preferido dos passes do craque argentino, que tem jogado mais atrás, como armador.

Não à toa, dos seis gols do ex-santista, quatro nasceram de assistências do camisa 10. O sucesso da dupla, que ganhará em menos de um mês a companhia do uruguaio Luis Suárez, tem provocado a euforia dos torcedores.

"Messi ainda é um jogador impressionante em qualquer setor do campo. Temos que esperar a sequência da temporada para ver seus números finais, mas não tenho dúvida do que disse. Ele continua sendo importante para nós", afirmou Luis Enrique.

ASTRO X BRASILEIROS

Curiosamente, a tarefa de interromper a boa fase de Neymar e impedir que o atacante brilhe contra o PSG caberá a companheiros do jogador na seleção brasileira.

Mesmo sem Thiago Silva, que continua se recuperando de uma contusão muscular sofrida há quase dois meses, o campeão francês deve escalar uma zaga brasileira: Marquinhos e David Luiz, que foram convocados, assim como Neymar, para os amistosos contra Argentina e Japão, no próximo mês, na Ásia.

Além de Thiago Silva, o PSG não terá seu principal jogador, Ibrahimovic, com dores no calcanhar. No Barcelona, o lateral direito Douglas é desfalque, por lesão no pé.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página