Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vettel deixa Red Bull e deve ir para Ferrari

F-1
Tetracampeão pela equipe da qual se despede, alemão surpreendeu a todos com anúncio nesta sexta, dia 3

TATIANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A SUZUKA

Enquanto a F-1 imaginava que a definição do futuro de Fernando Alonso desencadearia um dominó no mercado de pilotos da categoria no ano que vem, Sebastian Vettel surpreendeu a todos e anunciou que deixará a Red Bull ao fim desta temporada.

O tetracampeão mundial, que chegou ao time no início de 2009, não havia anunciado oficialmente seu destino em 2015 até a conclusão desta edição, mas o destino mais provável é mesmo a Ferrari, como afirmou Christian Horner, chefe da Red Bull.

"Sebastian nos informou ontem à noite de sua decisão e ele estava bastante emocionado ao nos falar. Se é o desejo dele estar em outro lugar, não somos nós que vamos impedir", declarou Horner em Suzuka, onde na próxima madrugada, às 3h (de Brasília), será disputado o GP do Japão.

"Ele será um piloto Ferrari. Há uma aura ao redor da equipe e uma oportunidade se abriu e é a escolha dele. Sebastian é maduro o suficiente para fazer suas escolhas e nós respeitamos isso", completou o dirigente que viu seu time conquistar os quatro últimos Mundiais de Construtores graças, em grande parte, à colaboração de Vettel.

A temporada ruim que tem feito neste ano --está sendo ofuscado por seu novo companheiro de time, o australiano Daniel Ricciardo-- e o afastamento do projetista e principal responsável pelo sucesso da Red Bull nos últimos anos, Adrian Newey, ajudaram o alemão a tomar a decisão de deixar o time antes do fim de seu contrato, que iria até 2015.

Além disso, Vettel, 27, nunca escondeu que seu sonho seria um dia pilotar pela escuderia de Maranello, mas também sempre deixou claro que não gostaria de dividir o time com o espanhol Fernando Alonso.

Com o rompimento cada vez mais próximo do espanhol com a Ferrari, a ida de Vettel para a equipe é apenas uma questão de tempo.

Alonso, por sua vez, deve retornar para a McLaren depois de sua passagem frustrada pelo time em 2007, quando foi companheiro do então novato Lewis Hamilton.

Na temporada que vem, o time inglês contará com motores Honda e quer uma dupla forte de pilotos para promover o retorno da fabricante japonesa para a categoria.

O SUBSTITUTO

Pouco antes do treino que definiria, depois do fechamento desta edição, o grid de largada da 15ª de 19 etapas deste Mundial de F-1, a única certeza era a de quem será o substituto de Vettel na Red Bull no próximo ano.

Em um breve comunicado, o time anunciou que Daniil Kvyat, atualmente na Toro Rosso, será promovido ao time principal no próximo ano para fazer dupla com Ricciardo, que fez o mesmo caminho no começo desta temporada.

O russo, de apenas 20 anos, fez sua estreia na F-1 no início desta temporada, mas suas boas performances têm impressionado a categoria.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página