Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Esporte

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Poluição chinesa e gramado são os problemas

DE PEQUIM

Além da seleção argentina de Messi e companhia, o Brasil enfrentará um adversário incômodo no Superclássico das Américas, que será disputado em Pequim no sábado (11): o ar.

A poluição na capital chinesa está batendo os piores níveis dos últimos meses e a previsão é de que mantenha-se em alta.

Na terça (7), no momento em que a seleção treinava, a poluição estava quase 20 vezes mais alta que a taxa máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A preocupação com a má qualidade do ar é tanta que entre os aplicativos para celulares mais populares no país estão os medidores de poluição.

Uma névoa espessa cobria o estádio onde a seleção fez o coletivo, enquanto as autoridades de Pequim emitiam alerta aconselhando as pessoas a evitar atividades ao ar livre.

No pior momento, a concentração de partículas finas (MP2,5), as mais prejudiciais à saúde, chegou a 430 microgramas por metro cúbico. O máximo recomendado pela OMS é de 25.

Outro problema que as seleções devem enfrentar é o estado do gramado do estádio Ninho de Pássaro.

Famoso pela arquitetura arrojada e por abrigar a abertura e o encerramento da Olimpíada de 2008, o estádio recebe poucos eventos esportivos e há meses não sabe o que é uma partida de futebol. Há shows para turistas e musicais esporádicos. (MN)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página