Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro pouco liga sucesso olímpico a orgulho nacional

2 Para 50% da população, performance não afeta relação com o país

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

Um eventual ouro conquistado pelo nadador Cesar Cielo na Olimpíada de Londres, que começará daqui a 200 dias, fará com que aumente seu orgulho pelo país? Para metade dos brasileiros, a resposta é não ou quase nada.

Pelo menos foi isso o que revelou pesquisa encomendada pela rede britânica BBC, divulgada na última semana.

Entre os 21 países consultados, o Brasil, mesmo sendo a sede dos Jogos de 2016, aparece em segundo lugar entre os que mais desdenham da Olimpíada como fator de motivação do orgulho nacional.

Só os alemães tiveram um índice maior: 59% creem que ganhar medalhas na Olimpíada impacta nada ou quase nada no amor pelo país.

Os britânicos, que sediarão os próximos Jogos, ficaram logo atrás dos brasileiros.

Uma provável medalha em Londres-2012 do prodígio dos saltos ornamentais Tom Daley, por exemplo, só deve aumentar o orgulho nacional de 48% dos britânicos.

"Estes resultados foram surpreendentes, sugerindo uma falta de entusiasmo olímpico por parte do público que financiará os dois próximos Jogos", disse à Folha Doug Miller, presidente da GlobeScan, empresa que coordenou a pesquisa.

Curiosamente, entre os três países que lideram a lista de "menos entusiasmados" com a Olimpíada estão três grandes potências do futebol.

"Se a pergunta fosse sobre a Copa do Mundo, esperaríamos uma proporção muito maior de brasileiros dizendo que [o desempenho da seleção] afeta seu orgulho nacional", acrescentou Miller.

Entre as maiores potências do esporte olímpico, há resultados divergentes. A China, que liderou o quadro de medalhas em Pequim-08, é um dos países que mais valorizam o desempenho olímpico: 82% dos chineses dizem que isso afeta o orgulho nacional.

Já nos EUA, que perderam a supremacia na última Olimpíada, a proporção de pessoas que associam medalhas olímpicas ao orgulho pelo país é muito menor -46%. É o quinto país entre os menos entusiasmados da lista.

A GlobeScan entrevistou mais de 21 mil pessoas entre 3 de julho e 8 de setembro de 2011. A margem de erro varia de 2 a 4,4 pontos percentuais.

Veja a pesquisa completa
folha.com/no1031591

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.