Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Los gringos - Enzo Palladini

Significado do dérbi

O clássico entre Milan e Inter no domingo é só uma das coisas em jogo entre os dois times de Milão

Toda a Itália aguarda o dérbi de Milão. O compromisso de domingo será crucial para Milan e Inter.

Claudio Ranieri, técnico da Inter, pode voltar à luta pelo título ou dar um definitivo adeus ao sonho. O Milan tem muito a perder. Se o técnico Massimiliano Allegri ganhar o dérbi, será bastante normal, mas, se perder, o risco é que o Milan possa se tornar de favorito ao título a vice-favorito.

Na Itália, normalmente o time que termina a primeira etapa da temporada em primeiro lugar na classificação permanece em primeiro lugar até o fim. Na história, aconteceu em 70% dos casos.

O Milan e a Juventus estão muito familiarizados com esta "lei" e não querem perder pontos nestas duas últimas rodadas da primeira fase.

O dérbi de Milão não é apenas um jogo de futebol. É o choque entre dois mundos diferentes.

Na história do futebol em Milão, a parte popular da cidade estava ao lado do Milan. A Inter sempre foi mais aristocrática. Hoje, a divisão não é a mesma. Milan e Inter estão divididos quase meio a meio entre ricos e pobres. E há a comparação entre dois grandes presidentes, como Silvio Berlusconi, do Milan, e Massimo Moratti, da Inter.

A rivalidade é forte e também ajuda a entender o que está acontecendo no mercado de transferências.

O Milan tem um acordo com Carlitos Tevez desde novembro do ano passado, mas, na semana passada, a Inter e Moratti tentaram entrar nessa negociação. Tevez vai jogar pelo Milan e tentará ajudar Allegri a ganhar o campeonato. O Inter contratará outros jogadores, mas os homens de Moratti estão felizes porque foram capazes de aumentar o preço pelo atacante argentino.

O dérbi é mesmo isso: há algumas semanas, Moratti ligou para Allegri e perguntou se ele estava interessado em se tornar o treinador da Inter na próxima temporada. A Inter tem saudade dos dias de Mourinho, quando ganhou o Italiano e a Copa dos Campeões. O Milan quer manter a posição de primazia em Milão e no futebol italiano, cujo Nacional ganhou no ano passado.

Moratti quer respeitar a regra do fair play financeiro que a Uefa está tentando impor na Europa. O Milan quer simplesmente voltar a ganhar títulos no continente. Ranieri espera continuar como treinador da Inter na próxima temporada, mas Moratti sonha em contratar Guardiola. Allegri está garantido como treinador do Milan, mas também quer melhorar a sua renda. Todas essas histórias encontrarão sua continuação no domingo, às 20h45, hora do San Siro (17h45 de Brasília).

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.