Negócio da China
Marca do país vestirá mais de 100 mil na Rio-2016 e quer se tornar uma das cinco maiores do mundo
Como se não bastasse o êxito ao organizar a Olimpíada em 2008 e liderar o quadro de medalhas com 51 ouros, subindo cem vezes ao pódio, a China quer ter ainda mais visibilidade no megaevento em 2016.
Nos Jogos do Rio, uma empresa chinesa vai vestir 106.500 participantes, sem contar os esportistas. Ou seja, mais de sete vezes o número total de atletas da Olimpíada (cerca de 10.500) mais os da Paraolimpíada (4.350).
Assim, além de voltar a brilhar como em Londres-2012, quando conquistaram 88 medalhas (sendo 38 de ouro), os chineses querem alcançar um outro posto nos próximos anos: ter uma das cinco marcas esportivas mais reconhecidas do mundo.
A meta é da 361° Sport --empresa chinesa fundada em 2003 e no Brasil desde maio deste ano-- que será apoiadora oficial da Rio-2016.
"O projeto é estar entre as maiores no mundo. Não colocamos em uma linha do tempo, mas acreditamos que podemos estar entre as cinco em um futuro próximo", afirma à Folha o diretor geral da 361° para a América Latina, José Luis da Costa.
Com mais de 7.000 lojas na China e quase 8.000 em outros 34 países, ações na bolsa desde 2009 e faturamento de U$S 800 milhões em 2013, a 361° está entre as três principais marcas esportivas em seu país de origem.
No entanto, ainda é muito pouco conhecida no Brasil, por exemplo, e quer usar os Jogos do Rio como o grande impulso da marca.
É a primeira vez que uma marca esportiva chinesa patrocina os Jogos. Em 2016, vão vestir voluntários, equipes de apoio, segurança etc.
A empresa também fornece materiais esportivos para delegações olímpicas de 28 países, entre eles Filipinas, Malásia, Indonésia, Coreia do Norte, Belarus e Letônia.
"Temos um grupo muito respeitado no mercado: Nike, Adidas, Asics, Mizuno, Puma. Nosso objetivo é estar entre as cinco maiores em reconhecimento de marca. Não falamos em números de pares de calçado vendidos nem em faturamento", explica o diretor geral, por telefone, diretamente da sede da empresa no Brasil, em Novo Hamburgo (RS).
Segundo a pesquisa "Top of Mind", do Datafolha, feita em agosto de 2012, logo após os Jogos de Londres, as cinco marcas esportivas mais lembradas pelos brasileiros, na ordem, naquela época, foram Olympikus, Nike, Adidas, Penalty e Topper.
Antes dos Jogos do Rio, a 361º já foi patrocinadora master da Olimpíada da Juventude, em agosto passado, em Nanquim, na China. Os valores não são revelados por questões contratuais.
A empresa também patrocinou os Jogos Asiáticos deste ano, os de 2010 e outras competições no continente.
No Brasil, a 361° não terá uma loja própria, mas começou a venda de tênis no varejo e online em outubro.
"A 361° quer mostrar seus planos ao mundo", enfatiza o gaúcho Costa, em tom de grandeza olímpica chinesa.