Painel FC
BERNARDO ITRI painelfc.folha@uol.com.br
Tudo ou nada
Uma reunião nesta terça-feira (2) pela manhã com Paulo Nobre, presidente do Palmeiras, e Paulo Castilho, promotor do Ministério Público, foi decisiva para que o jogo com o Atlético-PR fosse confirmado no novo estádio alviverde. Nobre, que queria mandar a partida na arena palmeirense, argumentou com Castilho. Disse que, se não pudesse fazer um jogo decisivo na arena, então não teria por que mandar nenhum outro no novo estádio.
Acordo selado. Após o encontro, ocorrido na sede da Federação Paulista de Futebol, Paulo Castilho decidiu manter o jogo no novo estádio do Palmeiras. À tarde, o promotor concedeu entrevista coletiva, anunciando a partida na arena, mas com segurança reforçada.
Costas quentes. Antes, porém, Paulo Nobre também havia conquistado o apoio da CBF para realizar o jogo na arena. O presidente palmeirense se encontrou na segunda-feira (1º) com Marco Polo Del Nero, que disse estar a favor do pedido alviverde.
Aliança. Desafetos do presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, Paulo Nobre e Juvenal Juvêncio se aproximaram. O ex-presidente tricolor, que rompeu com seu sucessor após entrevista de Aidar à Folha, ligou para o cartola palmeirense parabenizando-o pela reeleição e agendou um almoço nos próximos dias.
vInimigo...* O Vitória, que terá de torcer para o Atlético-PR no domingo para não cair, venceu em primeira instância um processo contra o clube paranaense pela transferência do lateral direito Léo.
...íntimo. O Atlético-PR cobrava do Vitória a devolução de R$ 1,5 milhão pagos pelo jogador, que atuou por empréstimo em Curitiba, mas acabou sendo negociado com o Flamengo.
Modelo. A criação do Campeonato Paulista de futebol amador foi o mote de aproximação entre Walter Feldman e Marco Polo Del Nero. Quando era secretário de Esporte de São Paulo, Feldman promoveu junto com a federação paulista a competição, que, em 2013, chegou a ter 1.500 times inscritos e foi considerada pela FPF como um "case".
Novos negócios. Como braço direito de Del Nero na CBF em 2015, Feldman deve fazer com que a confederação também promova esse tipo de competição amadora. Assim, a CBF deixará de se focar somente na seleção brasileira e na organização dos campeonatos nacionais.
'Selfie'. Dos cinco locais no Brasil com mais fotos compartilhadas por usuários do Instagram em 2014, quatro são estádios de futebol. O Maracanã é o segundo ponto do país com mais "check-ins" na rede social. Depois do estádio carioca, vêm o Mané Garrincha, o Castelão e o Mineirão, todas arenas em que a seleção brasileira atuou na Copa do Mundo. O parque Ibirapuera é o local com mais fotos compartilhadas.
Rivalidade. A Nike bateu a Adidas na quantidade de jogadores eleitos melhores do Brasileiro. A empresa, fornecedora dos uniformes de Corinthians e Santos, patrocina dez dos 11 que compõem a seleção do Nacional.
DIVIDIDA
"Se você tem casa e alguém entrar para roubar, a pessoa vai ser punida. Mas ninguém deixa de pôr grade
PAULO CASTILHO
promotor do MP, defendendo a instalação de grades no estádio do Palmeiras