NBA assume a gestão da liga brasileira de basquete
NEGÓCIO
No lugar da Globo, americanos cuidarão da área comercial do NBB
Referência mundial em organização esportiva, a NBA anunciou nesta quinta-feira (11) um inédito acordo de parceria com a LNB (Liga Nacional de Basquete), responsável pela organização do NBB, maior torneio do país.
A entidade americana passa, já a partir deste mês, a gerir a área comercial, que envolve licenciamentos e marketing da LNB --é a primeira vez que opera em associação a uma liga estrangeira.
Antes, tais operações ficavam a cargo da TV Globo --que, assim como o SporTV, ainda detém os direitos de transmissão do torneio.
A Folha apurou que, em princípio, o contrato tem duração de três anos. Mas, segundo o chefe do escritório da NBA no Brasil, Arnon de Mello, a ideia é que o vínculo seja de "longuíssimo prazo".
"Com essa parceria global, queremos aumentar a sinergia e trazer parceiros interessados em investir no basquete brasileiro", disse Mello, em evento em São Paulo.
Na visão dos norte-americanos, o NBB, que está atualmente na sétima edição, é um produto em ascensão, embora o campeonato 2014/2015 não tenha patrocínio.
A competição, criada em 2008, é independente da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), tem duas divisões e uma liga de desenvolvimento --31 estrangeiros a jogam neste ano, em detrimento a oito da primeira edição.
Segundo sua direção, o NBB teve aumento de 24% de público entre 2012 e 2014.
"Nossa principal meta é a audiência, queremos que mais gente assista aos jogos. Achamos que isso começa nos clubes", afirmou Mello.
A NBA tem por política não revelar valores de negociação, mas a Folha apurou que o vínculo é de cerca de R$ 15 milhões, a se distribuir pelos anos de duração do contrato.
"Na área de licenciamento, podemos ajudar muito. Trabalharemos com o Jogo das Estrelas, que é importantíssimo nos EUA", contou.
O evento, que reúne os principais astros da liga dos EUA, é tido como estratégico pelas oportunidades de negócio. Os norte-americanos não terão ingerência na parte esportiva do campeonato brasileiro, mas podem "eventualmente ajudar em quadra", segundo Mello.
O diretor financeiro da NBA, Jason Cahilly, também presente ao evento, afirmou que a liga sempre esteve interessada no Brasil. "É um país com muito potencial".
A NBA abriu seu escritório no Rio, em 2013. Desde então, foram realizadas duas partidas de pré-temporada no país, no ano passado e neste. A intenção é que a prática se repita nos próximos anos.
Para Kouros Monadjemi, ex-presidente e atual diretor de relações institucionais da liga, o acordo é um avanço.
"Será muito importante ter estas pessoas conosco, para que passem a visão de gestão americana, que faz sucesso."