Índice geral Esporte
Esporte
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lúcio Ribeiro

Vai embora, Neymar

Rico, famoso e unanimidade nacional, Neymar se apresenta para 2012. Mas falta uma coisinha

Fiquei pensando nesta coluna nos últimos dias, olhando a propaganda de refrigerante em que Neymar, num jeito "todo brasileiro", zomba da história de jogar na Europa, em meio a garotas, sol e praia.

Com o contrato com o Santos até 2014 registrado na CBF, uma fábula mensal impensável no futebol do país para um jogador de sua idade e o gol mais bonito do mundo em 2011, Neymar acaba suas férias na sexta-feira, quando se reapresenta ao Santos para iniciar a preparação para a agitada programação do time, que tem pela frente Paulistão, Libertadores e, no embalo, Brasileiro.

Mas qual Neymar vai dar as caras no Santos nesta temporada? O mesmo Neymar que se apresentou lá em janeiro de 2011 e que definitivamente ia conquistar o Brasil, ou o Neymar que no final do ano teve um choque de realidade ao enfrentar o fabuloso Barcelona e depois sentar humilde ao lado de Rooney, Piqué e Iniesta no evento da Fifa de onde saiu com a láurea de gol mais bonito do ano?

Tento pensar com a cabeça de Neymar, não com a de um santista, ou com a de um "brasileiro". Mas eu realmente acho que Neymar deveria ir embora. Porque, definitivamente, dinheiro para ele não é mais (e aparentemente não será por muito tempo) um "problema". Mas, içado à categoria de fora de série, ele teria que pensar como tal.

E esse jogador fora de série, ainda mais com um peso de ser brasileiro e tudo o que isso implica quando o assunto é futebol, não pode mais jogar contra um time gringo e achar que recebeu "uma aula de futebol", mesmo sendo o Barcelona de Messi. Não pode encontrar os craques internacionais e dizer que são seus "velhos conhecidos de video game".

É completamente compreensível que um jogador como o habilidoso meia Jadson deixe o futebol ucraniano para voltar a jogar no país. Mas é quase um pecado não imaginar um além-craque como Neymar não passando pela escola europeia variada de zagueiros bons e de vários tipos e portes. Até pensando na Copa de 2014.

Nos últimos meses, a gente viu o Neymar no Rio para o UFC, em Jurerê Internacional no show do DJ David Guetta, jogando futevôlei em Santos, fazendo propaganda de cueca, para a Nike, falando japonês, assumindo o filho, tuitando, aparecendo como "fake" em propaganda do Corinthians (!), "até" fazendo o gol mais bonito do mundo

Mas o que será que quer o Neymar 2012? Não estou sozinho nesse "aconselhamento". O Ronaldo Fenômeno, jogador que foi o que foi e fez o que fez, pensa a mesma coisa, inclusive já deu declarações nesse sentido. E olha que ele cuida da imagem do Neymar. O meu, é total de graça.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.